Site Autárquico de Beja

Um desfibrilhador pode salvar vidas! Beja implementa rede DAE

19 - 09 - 2019

O Município de Beja está a implementar uma rede de DAE (Desfibrilhador Automático Externo) em vários edifícios públicos em parceria com a Associação ALENTO.

O Teatro Municipal Pax Julia foi o primeiro equipamento onde foi instalado um Desfibrilhador Automático Externo, estando já em processo de licenciamento junto do INEM a instalação de mais equipamentos DAE nas instalações desportivas municipais.

Criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência para os munícipes que possam ser vítimas de uma paragem cardiorrespiratória, respondendo com maior proximidade e rapidez em situação de fibrilação ventricular é o objetivo desta medida.

A utilização de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas uma vez que a probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor o tempo decorrido entre a fibrilhação e a desfibrilhação. Deste modo, os colaboradores do Teatro Pax Julia receberam formação certificada em suporte básico de Vida com DAE, estando previstas formações periódicas que assegurem a sua melhor preparação.

Um Desfibrilhador pode salvar Vidas!