Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

 

O barro que dá vida às talhas, a cal que dá luz às casas. É em torno destas duas matérias-primas que o exortamos a descobrir Beja e os seus arredores. De Beringel, famoso centro oleiro de Portugal, a Trigaches, aldeia famosa pelos seus mármores, passando por outras aldeias brancas do concelho, são muitos os motivos de interesse que o farão apaixonar pelo barro e pelas gentes que o amassaram, e pela cal que pinta as casas de branco e faz resplandecer, ainda mais, este nosso Alentejo.

 DIA 1 

 MANHà

CAMINHOS DA CAL E DAS SUAS ANTIGAS PAISAGENS

PERCURSO PEDESTRE PR6

Património do Alentejo e de Portugal, a cal é a pele das lindíssimas casas brancas. Aventure-se à sua descoberta neste percurso pedestre onde para além da agradável paisagem, poderá visitar antigos fornos de cal e descobrir a pedreira de Trigaches, de enorme antiguidade, já desativada. 


PROVA DE VINHOS E AZEITES

Ao final da manhã, deixe-se contagiar pelos vinhos e azeites da Herdade da Figueirinha numa prova inesquecível.

 

 MAIS INFORMAÇÕES: 

adega@montenovofigueirinha.pt ou 274 311 259 

 

 ALMOÇO 

À hora de almoço deixe-se deliciar pelos pratos tradicionais e petiscos dos restaurantes e cafés de Trigaches, São Brissos, Beringel ou São Matias.

 MAIS INFORMAÇÕES: 

O HORTINHA Beringel 284 999 024, TASCA DO MOLEIRO Beringel 284 998 613, GIRASSOL Beringel 284 998 076, CLUBE DE CAÇADORES Beringel 967 930 858, O RAPOSO S.Brissos 963 168 989, ADEGA DOS PISÕES Trigaches 968 048 315, TOCA DOS CAÇADORES Trigaches 284 998 409 

Clique para conhecer mais

 

 

 TARDE 

OFICINA DE OLARIA DE ANTÓNIO MESTRE

Beringel, vila histórica da região que já foi sede de Concelho, tem a reputação de ter sido um dos mais importantes centros oleiros do país. Hoje, infelizmente, já só encontramos uma olaria. É só uma, e só um oleiro, mas vale por muitas. Encorajamos a visita ao Sr. António Mestre que terá toda a simpatia para lhe contar a história do barro e das talhas que dele se formam. E não deixe de calcorrear as ruas históricas de Beringel. Pelo caminho aconselhamos ainda uma paragem na loja de olaria utilitária do Mestre Zuca.

 

 MAIS INFORMAÇÕES:

jfberingel@gmail.com ou 284 998 251  

 

PASSEIO PELAS ALDEIAS DE MOMBEJA, SÃO BRISSOS E SÃO MATIAS

Como complemento, ou em alternativa, aconselhamos uma visita às aldeias de Mombeja, São Brissos e a São Matias, três pequenos aglomerados onde poderá descobrir alguns pormenores da arquitectura tradicional alentejana.

 DIA 2 

 MANHà

ATIVIDADES DE AR LIVRE NA BARRAGEM DO ROXO

Esta barragem é um pequeno oásis que o convida a explorar a natureza em toda a plenitude. Passeios de caiaque, atividades de orientação, ou observação de aves são algumas das atividades que estarão ao seu dispor por marcação.

 

 MAIS INFORMAÇÕES: 

CASA DO ROXO casadoroxo@gmail.com ou 284 400 592 / 934 467 862  

PROVA DE VINHOS

Ao final da manhã, não deixe de provar os vinhos e azeites da Casa de Santa Vitória, no complexo turístico Vila Galé.

 MAIS INFORMAÇÕES: 

info@santavitoria.pt ou 284 970 171 

 

 ALMOÇO 

Santa Vitória e Monte da Juliana, pertíssimo da aldeia de Mina da Juliana, são pequenos aglomerados onde poderá provar alguns dos tesouros da nossa gastronomia regional.


 MAIS INFORMAÇÕES: 

SABORES DO MONTE Monte da Juliana 284 070 378, VERSÁTIL Vila Galé  284 970 100

Clique para conhecer mais 

 

 TARDE 

VISITA AOS MUSEUS DA CIDADE

O barro foi desde os primórdios da humanidade sedentária a principal matéria-prima. Testemunhos dos seus vários usos e das várias culturas que, até aos dias de hoje, o moldaram podem ser encontrados por toda a cidade nos vários museus à sua disposição. Tudo isto sem esquecer a arte azulejar que em Beja resplandece nos museus, igrejas e ruas de Beja.

 

 SUGESTÕES DE VISITA

MUSEU REGIONAL DE BEJA
NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SEMBRANO
MUSEU JORGE VIEIRA / CASA DAS ARTES
CENTRO DE ARTES E ARQUEOLOGIA

MAIS INFORMAÇÕES

POSTO DE TURISMO 284 311 913

 

PASSEIO PELAS RUAS DE BEJA

Em jeito de despedida, sugerimos percorrer as ruas de Beja sem deixar de entrar em algumas das lojas de artesanato, ou, se acaso visitar Beja a um sábado de manhã, espreitar o mercado de Santo Amaro. De obrigatória visita são ainda as várias obras de arte pública de nomes importantes como Jorge Vieira, Noémia Cruz, Vhils ou Bordalo II, e que se encontram dispersas por toda a cidade.  

 

 

 

 

 

BEJA DOS MONUMENTOS E MUSEUS

Na sua estadia por Beja são vários museus e monumentos que o convidam à visita. Desde o imponente e secular castelo, até ao Museu Regional, Igreja dos Prazeres, Igreja da Misericórdia e Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, passando por propostas de arte contemporânea no Centro de Artes e Arqueologia ou no Museu Jorge Vieira, são muitas as coleções que o farão apaixonar-se por vários tempos desta história com milhares de anos.

Se pretender ser acompanhado por um guia especializado nos seus passeios pela cidade ou em visita ao Moinho Grande, contacte o Posto de Turismo e marque já a sua visita. A Câmara Municipal de Beja tem ao seu dispor visitas guiadas regulares e uma bolsa de guias que o ajudarão a descobrir as pequenas maravilhas do nosso património histórico.

 

 MAIS INFORMAÇÕES: 

POSTO DE TURISMO turismo@cm-beja.pt ou 284311913

 

BEJA DEPOIS DO ENTARDECER

Independentemente do alojamento escolhido poderá sempre encontrar vários restaurantes e cafés onde a comida regional, da mais tradicional à mais sofisticada, vai à mesa, seja na aldeia mais próxima ou na cidade de Beja. Poderá ainda desfrutar das várias atividades culturais que a cidade e o seu entorno oferecem regularmente em espaços como o Teatro Municipal Pax Julia, o Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, entre outros. Esteja atento às propostas.