Site Autárquico de Beja

Viver o Parque


VIVER O PARQUE

O Parque Fluvial de Cinco Reis situa-se a 7 kms da cidade de Beja na Albufeira de Cinco Reis (com uma área de 460 000 m2 - 46 ha). Pretende-se que seja uma zona de recreio balnear de eleição, que possibilite ainda a criação de um conjunto de atividades paralelas que promovem o local e permitem tirar partido das potencialidades existentes.

O local possui dois parques de estacionamento e acessos para pessoas com mobilidade reduzida. Atendendo à natureza do local, o acesso a algumas redes telefónicas pode estar limitado.

A Praia Fluvial de Cinco Reis tem todas as caraterísticas ambientais, de segurança e de conforto necessárias para garantir o bem estar de quem nos visita.

Oferece aos seus visitantes e utentes um conjunto de infraestruturas pensadas para serem acessíveis por todos, conquistando o galardão de Praia + Acessível 2020.

 

COMO CHEGAR

VINDO DE ÉVORA

VINDO DE ALJUSTREL

VINDO DE BEJA

VINDO DE LISBOA

VINDO DE FARO

VINDO DE SERPA

  

PARQUES DE ESTACIONAMENTO

Existem duas áreas de estacionamento, limítrofes à zona de intervenção de projeto. Propõe-se criar e ordenar a circulação viária e os lugares de estacionamento de forma a afastar os automóveis para os limites do percurso principal, tornando-os menos visíveis da praia.

A norte da área de intervenção, conta com uma área de aproximadamente 2900m2, proporcionando cerca de 114 lugares, será materializado em terreno compactado, sem marcação de lugares, assegurando apenas uma área sinalizada dedicada a lugares de Mobilidade Reduzida.  

A sul da área de intervenção, junto à praça de chegada, oferece uma área de aproximadamente 3000m2, proporcionando uma oferta de 126 lugares de estacionamento, dos quais seis são de mobilidade reduzida. 

O estacionamento localizado a sul da área de intervenção, junto à praça de chegada, oferece uma área de aproximadamente 3000m2, proporcionando uma oferta de 126 lugares de estacionamento, dos quais seis são de mobilidade reduzida. Este estacionamento será materializado em saibro compactado e com a marcação dos lugares. 


 

LOCALIZAÇÃO - BEJA

Beja é uma cidade portuguesa pertencente à região do Alentejo e sub-região do Baixo-Alentejo, capital do Distrito de Beja e capital do Baixo Alentejo. 

É sede de um dos mais extensos municípios em Portugal, com 1 106,44 km² de área e 35 854 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Cuba e Vidigueira, a leste por Serpa, a sul por Mértola e Castro Verde e a oeste por Aljustrel e Ferreira do Alentejo.

O projeto do Parque Fluvial de Cinco Reis é constituído por um conjunto de diversas tipologias de intervenção na margem Este da Albufeira de Cinco Reis.

O Projeto Parque Fluvial de Cinco Reis enquadra-se na estratégia para o turismo a nível nacional e regional, tendo por base o Plano de Ação Turismo 2020, a EREI – Estratégia de Especialização Inteligente para o Alentejo, e ainda o Documento Estratégico Turismo do Alentejo 2014-2020.

Situada a menos de quinze minutos da cidade de Beja, a albufeira de Cinco Reis apresenta condições naturais únicas, marcando um posicionamento diferenciado face à oferta do território envolvente.

 

ALQUEVA, O PROJETO E O SEU ENQUADRAMENTO