Site Autárquico de Beja

Viver a Natureza


OBSERVAÇÃO DE AVES 

Percurso interativo de visitação da avifauna aquática no período de outono/inverno com abrigos para observação.

Observatório localizado em ponto estraté-gico de observação, que procuram enquadrar a riqueza do ecossistema da albufeira;

Implantado num ponto estratégico do projeto, o observatório de aves proporcio-nam aos visitantes um espaço de sombra e ‘camuflagem’. O observatório é um espaço de planta retangular, com dimensões de 3mx2m, divididos por dois mo-mentos distintos, um exterior, marcado pelo pavimento em madeira apoiado no solo, e um segundo momento coberto, com um vão para a observação de aves. Este edifício é constituído em madeira de Pinho maciça com tratamento em au-toclave do tipo "Toscca, observatório de Aves Ria, ref. OBSRIA". Mais caracte-rísticas e detalhes podem ser consultados na Folha 7.01.

 

CONHEÇA AS AVES QUE PODE ENCONTRAR NO PARQUE DOS CINCO REIS

 



CIRCUITO DE MANUTENÇÃO

Tendo em vista a promoção de um estilo de vida mais saudável, fomentando o desenvolvimento de atividade física, num espaço de elevada qualidade ambiental e paisagística.

 

CIRCUITO DE MANUTENÇÃO

Procurando promover hábitos de um estilo de vida mais saudável, o circuito de manutenção estende por 200m, ladeando parte do circuito pedonal ciclável. Pon-tuado por quatro estações de exercício, procurou-se selecionar um conjunto de equipamentos variados, que incentive e atraia utilizadores de diversas idades e capacidades físicas. Enquanto referência foram selecionados equipamentos do tipo ‘Carmo’.

 

TRILHOS
(Área em desenvolvimento; Circulação simultânea de veículos motorizados, especial atenção)

Percursos pedonais e cicláveis.

Existem 4 trilhos:

-
Estrada rural com início junto ao parque da cidade de Beja – 5,7km

- Estrada rural com início junto ao reservatório do Cerro – 4,7 km

- Estrada rural dos Pisões, com início junto ao Penedo Gordo - 5,8km

- Estrada rural com início na povoação de Beringel - 7,3 km

 

REDESCOBERTA

Roteiro dos pontos de interesse histórico e natural existentes ao longo da zona requalificada, nomeadamente a maior vila romana de Portugal, a Vila Romana de Pisões, a menos de 1km ou a descoberta do Touro de Cinco Reis, um importantíssimo achado arqueológico encontrado neste local.