Site Autárquico de Beja

 

Viver + Com Saúde


 CARTÃO MUNICIPAL SÉNIOR 

Os Idosos têm um peso cada vez mais representativo na pirâmide etária portuguesa, onde a longevidade é uma realidade.

Devido à interioridade e dificuldade de fixação de população jovem, em idade ativa, o Baixo Alentejo, no qual se integra o concelho de Beja, é uma das regiões do país que mais tem acompanhado esta tendência.

Para se dar resposta a uma sociedade que está cada vez mais envelhecida, é indispensável ter-se uma visão mais abrangente do conceito de envelhecimento, atendendo às várias dimensões do indivíduo e à pluralidade de fatores que envolvem esta etapa. Isto porque, para se envelhecer bem, não basta ser-se saudável, é necessário participar na sociedade com segurança, respeito e cooperação entre as diferentes gerações. Mas é também necessário, viver com dignidade para se garantir o bem-estar e a qualidade de vida, desta franja populacional.

Considerando inúmeras situações de munícipes, desta faixa etária, com um perfil socioeconómico de vulnerabilidade, associado a doença, insuficiência de recursos e falta de retaguarda familiar, características essas, que originam sofrimento e privação constante, encontrando-se associadas a fatores de exclusão e precariedade, a Câmara Municipal de Beja, reconhece a necessidade da criação de uma medida de política social local, que contribua para atenuar essas fragilidades, através da criação do Cartão Municipal Sénior.

Este cartão, destina-se exclusivamente, a apoiar munícipes residentes no concelho de Beja, há pelo menos seis meses, com idade igual ou superior a 60 anos, cujos rendimentos per capita, são iguais ou inferiores ao salário mínimo nacional.

A atribuição deste cartão confere aos respetivos titulares o direito de acesso gratuito; descontos; isenções ou comparticipações, na utilização e aquisição de bens e serviços municipais.

Benefícios:
Acesso gratuito às piscinas municipais;

- Acesso gratuito a todas as iniciativas municipais;

- Desconto de 50% nas tarifas municipais;

- Isenção das taxas municipais, por exemplo construção / reparação de uma moradia unifamiliar;

- Comparticipação de 25%, mediante a apresentação de receita médica, na parte que compete ao utente, na aquisição de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde;

- Comparticipação de 50% na aquisição de Passe Social para os transportes urbanos da cidade denominados “Petras “.

O presente cartão deverá ser requerido através do preenchimento de um formulário próprio, existente nos serviços municipais e Juntas de Freguesia do Concelho de Beja.

Este documento, tem um modelo próprio, com o logotipo do município, nome e fotografia do beneficiário, número de ordem e ano a que se refere, sendo válido por o período de um ano, renovando-se, a requerimento do interessado, até 30 dias antes do términus da sua validade.

 

 

 

 

 

Local de funcionamento:
Largo do Lidador, nºs 4 a 6
7800-265 Beja

Contactos:
284313317 / 969660244
lidador@cm-beja.pt
https://pt-pt.facebook.com/centro.social.do.lidador 

Horário de funcionamento atual:
De 2ª a 6ª feira das 9,00H. às 17,30H
Encerrado aos fins de semana e feriados, podendo funcionar excecionalmente nestes dias quando existirem atividades programadas que o justifiquem.

 

Regulamento     Requerimento

 

 

 HELPHONE – Serviço de Teleassistência 

O Helphone é um serviço de Teleassistência domiciliária que tem como principal objetivo prestar apoio permanente a pessoas idosas e/ou com deficiência, sem retaguarda familiar, que se encontram em situação de isolamento social.

Através do simples acionar de um botão, este serviço permite dar resposta imediata ao utilizador, em situações de urgência/emergência, através de contacto telefónico 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Este serviço foi contratualizado com uma empresa que disponibiliza acesso a vários aparelhos, distribuídos pelas freguesias urbanas e rurais do concelho, sendo este contrato reavaliado e renovado anualmente.

Com esta resposta, a Câmara Municipal de Beja garante que pessoas que se encontram em situação de dependência, doença, incapacidade ou isolamento se sintam mais seguras e protegidas.

O equipamento do Helphone – serviço de teleassistência pode ser solicitado no Centro Social do Lidador.

 

Local de funcionamento:

Largo do Lidador, nºs 4 a 6
7800-265 BEJA

Contactos:

284313317 
969660244
lidador@cm-beja.pt
https://pt-pt.facebook.com/centro.social.do.lidador 

Horário de funcionamento atual:

De 2ª a 6ª feira das 9,00H. às 17,30H
Encerrado aos fins de semana e feriados, podendo funcionar excecionalmente nestes dias quando existirem atividades programadas que o justifiquem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 UNIVERSIDADE SÉNIOR DE BEJA 

O que é?

A Universidade Sénior de Beja é uma resposta social que surge de uma parceria criada entre a Câmara Municipal de Beja e o Instituto Politécnico de Beja, destinada à população com mais de 50 anos, do concelho de Beja. Dinamiza atividades de carácter cultural, recreativo, social e lúdico, promovendo o convívio e as relações sociais e interpessoais numa perspetiva de valorização, autonomia, cidadania e participação.

Para além das aprendizagens mais formais, os/as alunos/as desenvolvem as suas competências pessoais e sociais, participam em atividades culturais, em rede com a comunidade local acabando por criar novos projetos de vida numa “casa” onde se constituem como os/as autores/as da sua história. O corpo docente que participa neste projeto em regime de voluntariado, constitui-se como um facilitador da partilha de aprendizagens e experiências, criando relações de proximidade e reciprocidade com alunos/as.

 

Objetivos:
- Promover a aprendizagem ao longo do ciclo de vida;

- Oferecer aos alunos e alunas, um espaço de vida socialmente organizado e adaptado às suas idades, para que possam viver de acordo com a sua personalidade e a sua relação social;

- Proporcionar aos alunos e alunas a frequência de aulas e cursos onde os seus conhecimentos possam ser divulgados, valorizados e ampliados;

- Desenvolver atividades promovidas para e pelos alunos e alunas;

- Criar espaços de encontro na comunidade que se tornem incentivos e estímulos a um são espírito de convivência e de solidariedade humana e social;

- Divulgar e preservar a nossa história, cultura, tradições e valores;

- Fomentar e apoiar o voluntariado social.

 

 

 

A quem se destina?

Podem frequentar a Universidade Sénior de Beja todas as pessoas com mais de 50 anos. Não é necessária escolaridade mínima, apenas vontade de aprender e querer conviver com outras pessoas. Não existe qualquer certificação, exames nem faltas. O pessoal docente é todo voluntário.

 

O que faz?

A USB-SABS promove e organiza as seguintes atividades:

- Seminários e cursos multidisciplinares;

- Passeios e viagens culturais;

- Grupos recreativos;

- Atividades de apoio à comunidade em geral;

- Outras atividades socioculturais propostas;

- Divulgação e informação de serviços destinados aos seniores.

 

Disciplinas:

Aulas teóricas e práticas de diversas disciplinas:

- Yoga

- Educação física

- Inglês

- Francês

História local e património

História de arte

- História contemporânea geral

- Informática

- Matemática

- Canto coral

- Língua espanhola

- Costura

Espaço culinária

- Espaço criativo

- Modelagem em barro

- Buinho

- Pintura a óleo

- Sociologia

- Planeamento e desenvolvimento

- Fotografia

- Psicologia

- Artes decorativas

- Espaço (só)mente

- Literatura portuguesa

- Latim

- Arqueologia

 

Como fazer?
As pessoas interessadas deverão dirigir-se à secretaria da Universidade Sénior de Beja (ESSE -IPBEJA) e efetuar uma inscrição anual.

As inscrições ocorrem no início de cada ano letivo, normalmente, no final do mês de setembro (em datas a indicar).

Morada:
Rua Pedro Soares - Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Educação Gabinete 2.17 (2º Piso)

Contatos:
284314300 ext. 03038
usbeja@gmail.com
www.facebook.com/usbeja 

 

Regulamento Interno da Universidade Sénior de Beja

    

    



 

 PROJETO CO(M)VIDA     

O COM_VIDA é um projeto de inovação social, candidatado ao Programa de Parcerias para o Impacto, Portugal Inovação Social, promovido pelo Centro Social Nossa Senhora da Graça e tem como investidor social a Câmara Municipal de Beja. O projeto COM_VIDA destina-se a maiores de 65 anos, residentes no Concelho de Beja, visando a adopção de estilos de vida saudável, a promoção do envelhecimento ativo, da saúde e do bem-estar.

O Com_Vida tem uma equipa multidisciplinar que trabalha num modelo de intervenção que assenta em 4 eixos estratégicos:

Eixo 1 - Monitorização da saúde, qualidade de vida e bem-estar em parceria com o observatório das dinâmicas do envelhecimento ativo do IPB e a ULSBA-UCC

Eixo 2 – Planos Individuais de promoção do envelhecimento ativo, saúde e bem estar. Criação de uma plataforma on-line de planos individuais de promoção do bem-estar.

Eixo 3 - Dinamização de atividades conducentes a estilos de vida saudável, tais como: Promoção da alimentação saudável por via de ateliês e workshops de cozinha, aconselhamento e acompanhamento na implementação de novos hábitos alimentares e nutricionais. Promoção de atividade física, por via de aulas de treino funcional, estimulação motora, caminhadas e otimização do uso de equipamentos urbanos disponíveis no espaço público.

Eixo 4 - Dinamização de atividades de sociabilização promotoras da saúde mental e preventivas da demência, tais como:

- Estimulação do funcionamento cognitivo e promoção da autoestima por via da implementação de um programa de estimulação da memória, ateliês de expressão plástica, aulas de net sénior, estimulação da motricidade fina, ateliês de música e artesanato e atividades de valorização da autoimagem.

- Valorização do património material e imaterial, por via de oficinas de artes, saberes e tradições (buinho, barro, jogos tradicionais) e na dinamização de atividades intergeracionais, intercâmbios seniores, entre outros.

Como impactos na comunidade, esperam-se os seguintes:

- Melhoria da qualidade de vida da população idosa com variação positiva nos planos individuais;

- Melhoria da coesão territorial numa lógica de intervenção em todo o concelho de Beja;

- Aumento das atividades intergeracionais e consequente melhoria da relação entre gerações, valorizando a comunidade sénior, a transferibilidade de sabes, cultura e tradições.

 

https://www.facebook.com/pages/category/Community/Com_Vida-1971231299846346/