Site Autárquico de Beja

 

Viver com Saúde


 PROJETO  “Incluir com saúde- Ótica solidária” 

O que é?
Trata-se de uma estratégia de apoio à saúde visual resultante de um protocolo institucional[1], estabelecido entre o Município de Beja, a empresa Mário Oculista, lda e a empresa Shamir Optical, que tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde visual, bem-estar e qualidade de vida da população mais vulnerável.
O projeto promove e facilita o acesso gratuito a consultas de optometria e aquisição de óculos (lentes oftálmicas graduadas mais armações).

 

Objectivos:
- Contribuir para o acesso à prestação de cuidados de optometria dos munícipes em situação de vulnerabilidade.

- Garantir a prestação de cuidados de saúde visual da população carenciada do concelho de Beja.

- Promover a saúde visual da população carenciada do concelho de Beja.

- Contribuir para a melhoria da saúde visual, bem-estar e qualidade de vida dos munícipes em situação de carência económica.

 

A quem se destina?
- Munícipes do concelho de Beja, pessoas idosas (60 e mais anos) e/ou reformados/as sem retaguarda familiar;

- Crianças até aos 16 anos de idade;

- Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade;

- Pessoas Desempregadas de longa duração;

- Outras situações de vulnerabilidade social não especificadas.

 

Como fazer?
As pessoas interessadas deverão dirigir-se à Divisão de Desenvolvimento e Inovação Social da Câmara Municipal de Beja (Rua de Angola nº 5) para atendimento, entrega de documentação necessária e preenchimento da ficha de candidatura.
A sinalização da candidatura pode ser efetuada pela própria pessoa interessada, familiar, responsáveis ou técnicos/as de instituições concelhias.

 
[1] Protocolo




 REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS 

“A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, a Rede desenvolve a sua intervenção tendo por base as seguintes linhas orientadoras:

- Apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde;

- Promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS)”

 
http://redemunicipiossaudaveis.com/index.php/pt/apresentacao#c

 

 

 

 PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE 

(Em elaboração)