Violência Doméstica
No concelho existe uma estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica assegurada pelo Núcleo de Atendimento à Vitima de Beja (NAV), com o qual o Município de Beja tem um protocolo de colaboração assinado em 16 de Julho de 2015.
Atentos à relevância social da problemática da violência doméstica, no âmbito da Estratégia Portugal + Igual em que defende um maior envolvimento dos Municípios nas respostas a dar às necessidades sentidas pela vítima de violência doméstica e da experiência do trabalho social desenvolvido no âmbito da intervenção com o NAV, revelou-se necessário dotar o concelho de uma resposta que vá para além da estrutura de atendimento existente.
Assim, considerando que se torna necessária uma resposta à necessidade de alojamento temporário a vítimas de violência doméstica em que não esteja em causa a sua segurança e que não dispondo de alojamento, têm de sair da sua residência habitual, foi criada a resposta - Apartamento de Transição para Vitimas de Violência Doméstica.
Esta resposta assume-se como transitória e promotora de um processo de autonomização das vitimas de violência doméstica, proporcionando um ambiente de privacidade que funciona em regime de autogestão e de caráter temporário, por parte da (s) pessoa(s) utilizadora(s), com acompanhamento por parte do NAV e CMB.
Objetivos do Apartamento de Transição:
- Proporcionar às vítimas de violência doméstica sinalizadas pelo NAV um local temporário de reorganização pessoal, social e familiar, com vista à sua autonomia.
- Permitir a manutenção de relações securizantes de proximidade das pessoas utilizadoras e seu agregado familiar, facilitando a continuidade dos vínculos pessoais, familiares, sociais e profissionais, bem como a rede de apoio já existente.
- Contribuir para um maior sentimento de segurança e autoestima das pessoas utilizadoras e agregado potenciando o seu empoderamento.
- Facilitar o desenvolvimento da autonomia funcional no sentido da sua reintegração social.
Regulamento interno de funcionamento do apartamento de transição para vítimas de violência doméstica