Site Autárquico de Beja


CENTRO SOCIAL DO LIDADOR

A intervenção com a população sénior deve ser focalizada num processo de colaboração participativa, no seio da comunidade, pautado pela ampliação de vínculos sociais e mobilização dos recursos locais, que são essenciais para prevenir o isolamento; expandir as redes de suporte social; aperfeiçoar competências pessoais e sociais e oportunizar a vida em comunidade. Estes são aspetos fundamentais para potenciar o exercício de uma cidadania ativa, participativa e produtiva, desta franja populacional, permitindo revelar todo o seu potencial, contribuir para o bem-estar e qualidade de vida da mesma.

Nesta lógica, no dia 1 de outubro, de 2007, a Câmara Municipal de Beja, abriu ao público o Centro Social do Lidador, equipamento social, que dá resposta a munícipes reformados ou pensionistas, autónomos, residentes no concelho de Beja.

Trata-se de um equipamento municipal que funciona como um de Centro de convívio, numa lógica de extensão da Casa do(a) sénior ou da rua onde este(a) vive, promovendo um prolongamento das relações de vizinhança e convivência tão características no Alentejo, em que se privilegiam as relações humanas.

O centro promove diversas atividades diárias e através da integração dos utentes em atividades de interesse social e comunitário, o convívio geracional e intergeracional.

Outro eixo de intervenção desta resposta é o acompanhamento técnico, de proximidade aos utentes, prestado em ambiente semifamiliar, o que permite detetar problemas pessoais ou sociais que carecem de resolução, de forma direta ou através de encaminhamento.

 

Objetivos:

-Criar condições que permitam melhorar a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar do sénior, numa perspetiva de promoção do envelhecimento ativo;

-Minimizar o isolamento, a solidão e prevenir a dependência;

-Valorizar a pessoa no seu todo, através da integração em atividades que potenciem o exercício de uma cidadania ativa e consecutivamente, a sua autoestima como forma de promoção social;

-Valorizar, numa perspetiva intergeracional, a transmissão de conhecimentos e saberes da população sénior, quer na área das atividades tradicionais, quer em áreas que fomentem experiências inovadoras, criando ateliers polivalentes, em interação com as escolas, associações e outras instituições do concelho.

-Criar parcerias locais de forma a rentabilizar os recursos existentes direcionados a esta franja populacional;

-Promover o intercâmbio entre escolas profissionais e de ensino superior com ofertas específicas em áreas de formação direcionadas para a intervenção com a população sénior (ex: animação sociocultural; apoio psicossocial; terapia ocupacional; gerontologia; Serviço Social; etc.) fomentando um espaço que privilegie a aplicação de conhecimentos, a partilha e reprodução de boas práticas e o desenvolvimento de competências.

 

Principais atividades:

- Educação Física (VIVER+ - Desporto Sénior);

-Hidroginástica;

-Passeios sénior;

-Integração em atividades de interesse social e comunitário;

- Ateliers de:

  • Pintura (sala estimulação cognitiva)
  • Bordados (Atelier de costura) pontos e nós
  • Costura (Atelier de costura) pontos e nós
  • Arraiolos (Atelier de costura) pontos e nós
  • Artes Decorativas (Sala estimulação cognitiva)
  • Informática (Sala de Leitura e Informática)
  • Sevilhanas (sala polivalente)
  • Grupo coral (sala polivalente)
  • Grupo de teatro (salão polivalente)
  • Estimulação cognitiva (sala de estimulação cognitiva).

 

O Centro Social do Lidador assegura os seguintes serviços:

-Fornecimento de refeições;

-Atendimento e apoio psicossocial aos utentes e família;

-Atividades dinamizadas por voluntários, desde que vão ao encontro dos objetivos do Centro e devidamente enquadrados pela equipa técnica.

 

Nota: O equipamento está aberto à comunidade, cedendo por vezes os seus espaços para formações ou outros eventos, quando solicitado por outras Instituições, desde que não ponha em causa o normal funcionamento do Centro e dos serviços prestados aos utentes.

 

Local de funcionamento:

Largo do Lidador, nºs 4 a 6

7800-265 BEJA

Contactos:

284313317

969660244

lidador@cm-beja.pt

https://pt-pt.facebook.com/centro.social.do.lidador 

Horário de funcionamento atual:

De 2ª a 6ª feira das 9,00H. às 17,30H

Encerrado aos fins de semana e feriados, podendo funcionar excecionalmente nestes dias quando existirem atividades programadas que o justifiquem.

Documentos para consulta: