Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

Beja Experience

BEJA EXPERIENCE é um programa de Turismo Criativo e uma oportunidade única para vivenciar a cultura local nas sua manifestações mais típicas de Beja e do Baixo Alentejo.

Junte-se a nós e aprenda sobre as artes e ofícios locais, o cante tradicional e a nossa gastronomia.

 

OFICINAS DE COZINHA TRADICIONAL

Aprender os segredos da cozinha tradicional alentejana no local onde ela foi criada, pela voz de quem aprendeu com a mãe e a avó, é o desafio que se coloca ao visitante. Estas sessões permitirão dar a conhecer os ingredientes e as técnicas para recriar os sabores próprios de uma tradição gastronómica ancestral, fortemente influenciada pelas culturas do mediterrâneo, especial na capacidade de criar pratos de intenso sabor a partir de uma base simples de azeite, pão e aromáticas. No fim… bom apetite!

 

Todas as sextas das 18h às 20h,

Marcações com 24h de antecedência

Grupos máximos de 8 pessoas

Preço sob consulta

 

OFICINA DE MÚSICA TRADICIONAL

Estas oficinas oferecem uma oportunidade de aprender sobre o Cante, as suas raízes e a forma de cantar. E esteja preparado, porque será convidado a cantar e a experimentar em primeira mão a imensa força e beleza do Cante, inscrito como património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO em 2014.

 

Uma vez por semana/ao final da tarde ou noite

Marcações com 48h de antecedência

Grupos mínimos de 4 pessoas e máximo de 8

Preço sob consulta

 

OFICINA DE BUINHO

O saber do artesão raramente começa e acaba no fabrico de um artefacto. Para quem trabalha o buinho e dele faz assentos para bancos e cadeiras, esta regra não é exceçao. Antes de mais há que ceifar o buinho, secá-lo e armazená-lo em local seco, há que moldá-lo ao propósito que vai servir. Só depois é que se inicia o processo de aplicação à peça que se tiver em mãos. Um artesão experiente pode fazer um assento de buinho em duas ou três horas. Já aos participantes nesta oficina não se exige tanto, mas apenas que experimentem as técnicas mais básicas e aprendam alguns conceitos relacionados com esta atividade.

 

De terça a sexta-feira

10€ até 5 pessoas

5€ de 5 a 10 pessoas

Marcações com 24h de antecedência

A oficina funcionará com um máximo de 10 pessoas

 

SERÕES DO CANTE

Paisagem sonora do Alentejo, alma de um povo. O Cante, felizmente, ecoa pelas terras do Alentejo e de Beja.

O Centro UNESCO em Beja convida-o a assistir a um ensaio de um dos Grupos Corais no fim de tarde ou início da noite.  Com uma duração de cerca de 40 minutos os visitantes terão oportunidade de ouvir,  de forma  muito próxima, esta expressão musical que define o Alentejo e quem sabe, ainda entoar uma moda com um dos grupos corais de Beja.

 

Todas as quartas às 19h30

Sem custos

 

Local das Oficinas

Centro UNESCO para a Salvaguarda do PCI – Beja

Rua do Sembrano, 74 Beja

Coordenadas: 38.0148627 -7.8654189,15

Para marcações: 284 094 763 centro.unesco.beja@cm-beja.pt no próprio Centro UNESCO ou POSTO DE TURISMO