Elementos que compõem o plano - Caderno 1
Elementos que compõem o plano - Caderno 2
Elementos para pedido de parecer à Comissão Municipal de Defesa da Floresta
Publicado em Diário da República, 2.ª Série em 24-10-19
- Mapa de Perigosidade de Incêndio Florestal - resulta da combinação da probabilidade de ocorrência de um incêndio com a suscetibilidade do local, depende da ocupação do solo, do declive e das áreas ardidas, apresentando o potencial de um território para a ocorrência do fenómeno.
Permite responder à questão onde tenho maior potencial para que o incêndio ocorra e adquira maior magnitude. Este mapa deve ser sempre consultado quando se pretende construir uma edificação em solo rural, nos termos do art.º 16.º DL 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação;
- Mapa de Risco de Incêndio Florestal, resulta da combinação das componentes do mapa de perigosidade com as componentes do dano potencial (vulnerabilidade e valor) para indicar qual o potencial de perda em face do incêndio em meio rural.
O mapa de risco informa acerca do potencial de perda de cada lugar cartografado, respondendo à questão onde tenho condições para perder mais. Este mapa é particularmente indicado para ações de prevenção quando lido em conjunto com o mapa de perigosidade, e para planeamento de ações de supressão.
- Mapa das Faixas de gestão de combustível - As faixas de gestão de combustível que constituem as redes primária, secundária e terciária, e o mosaico de parcelas de gestão de combustível conforme estabelecido no Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, cumprem um importante papel na prevenção de incêndios. Na sua essência são faixas de descontinuidade de combustível, vertical ou horizontal, evitando deste modo, a propagação do incêndio em meio rural.
- Mapa de Modelos de combustibilidade -A caracterização e cartografia das estruturas de vegetação, do ponto de vista do seu comportamento em caso de incêndio florestal, permite a atribuição de um modelo existente a uma determinada mancha de vegetação com características mais ou menos homogéneas com recurso a determinados critérios pré-definidos, a chaves dicotómicas e a chaves fotográficas.
- Mapa de povoamentos florestais – Mapa que caracteriza os povoamento florestais existentes no território, em povoamentos puros, mistos ou novas plantações. Identifica a área florestal total e as áreas ocupadas por tipo de espécies/povoamentos florestais.
- Mapa da rede de pontos de água- é constituída por um conjunto de estruturas de armazenamento de água, de planos de água e de tomada de água suscetíveis de serem utilizados no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente barragens, charcas, tanques entre outros. Podem classificar-se como terrestres, aéreos os mistos conforme a sua natureza em termos de acessibilidade;
- Mapa da rede viária florestal - constitui um dos fatores fundamentais para a valorização, proteção e usufruto pela sociedade dos espaços florestais
A rede viária florestal desempenha várias funções: o acesso aos aglomerados e outras infraestruturas, aos povoamentos e produtos florestais e ao recreio no espaço rural, assume um papel central nas diferentes vertentes da proteção civil e do sistema de defesa da floresta contra incêndios, garantindo o acesso para a execução de trabalhos de silvicultura preventiva e infraestruturação, para as ações de vigilância e dissuasão ou para a 1.ª intervenção e combate ampliado.
Consultar os mapas