A cidade de Pax Iulia foi fundada por Augusto, algures entre os anos 25 e 15 do séc. I a.C.. Foi capital de Conventus Pacensis uma das três circunscrições responsáveis pela organização das questões jurídicas e do culto imperial da província da Lusitânia.
Cidade com o estatuto de colónia romana, usufruía de privilégios que além da capital, Colónia de Emerita Augusta (Mérida), apenas Norba (a norte), Metellinum (a este) e Pax Iulia possuíam.
Pax Iulia dispunha de um vasto território, onde a exploração agrícola assumia grande importância, como testemunham as villae dispersas pelas boas terras dos barros de Beja. Além, dos produtos agrícolas, vinho, azeite e cereais, a mineração, também, se constituía como um dos sectores de riqueza desse imenso território que se estendia além do Guadiana.
Como em todas as capitais reconhecia-se em Pax Iulia um conjunto de edifícios relacionados com o exercício dos poderes civil, administrativo, jurídico e com o culto imperial. Era no forum, a praça principal da cidade, que se localizavam esses edifícios de prestígio. A imponência e a singularidade das construções do forum de Pax Iulia, revela-se hoje nos vestígios arqueológicos que se vão colocando a descoberto. Em Beja, o forum localizava-se junto à actual Praça da República, como testemunham as escavações recentemente realizadas nesse local, as quais permitiram meter a descoberto o maior templo romano conhecido em território nacional. A importância dos diversos achados que se vai observando, um pouco por todo o centro histórico da cidade, remetem-nos para a existência de outros edifícios, ainda que até ao presente não tenhamos logrado localizar o teatro, o anfiteatro ou o circo, edifícios que, certamente, existiram em tão importante cidade. A cidade romana sofreu alterações ao longo do tempo, os seus principais espaços adaptar-se-iam aos novos modelos e exigências funcionais que a evolução do vasto Império iria ditando.
Professora Conceição Lopes
BEJA REGRESSA AO PERÍODO DO ROMANO DE 13 A 15 DE MAIO
HERANÇA ROMANA
CONVITE À PARTICIPAÇÃO
Convite à Participação
FICHAS DE INSCRIÇÃO
Ficha de Inscrição Cortejo
Ficha de Inscrição Mercado Romano | Artesão, Mercadores e Serviços
Ficha de Cedência de Trajes Romanos
Ficha de Inscrição Mercado Romano | Restauração e Bebidas
Ficha de Cedência de Material
NORMAS
Normas de Participação Mercado Romano Artesãos, Mercadores e Serviços
Normas de Participação Mercado Romano Restauração e Bebidas
Produtos Permitidos
Exemplos de Trajes Romanos
Calendário do Cortejo
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
Beja traja-se a rigor para receber nos próximos dias 13 a 15 de maio mais uma edição do Festival Beja Romana. Por estes 3 dias, revivem-se, no Centro Histórico da cidade, a grandeza e imponência de Pax Julia. É na Praça da República, local onde se situava o forum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação. Toda a intensa atividade da Beja Romana constitui uma oportunidade para registar momentos únicos de vida, cor e alegria.
Regulamento Ficha de Inscrição
CORTEJOS
CALENDÁRIO DE CORTEJOS
ÁREAS TEMÁTICAS
CONHEÇA AQUI
PROGRAMA
VEJA AQUI TODO O PROGRAMA
ATIVIDADES PARALELAS
BREVEMENTE DISPONÍVEL
ONDE COMER
Para alem das inúmeras tasquinhas que estarão presentes no VII Festival Beja Romana por estes dias com os mais diversos pitéus ‘romanos’, os restaurantes da zona do festival também se adaptaram ao conceito preparando pratos especiais para a ocasião. Conheça aqui as propostas.
NOTA DE IMPRENSABEJA TRAJA-SE A RIGOR PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL BEJA ROMANA
De 13 a 15 de maio, Beja revive a grandeza e imponência de Pax Julia no centro histórico da cidade com um programa repleto de música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo, visitas pedagógicas e outras experiências.
A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se, durante 3 dias, no Centro Histórico da cidade. Mas, é na Praça da República, local onde se situava o forum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.
Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, poderá encontrar neste mercado romano, mercadores a vender produtos baseados ou inspirados naqueles que existiam na época e experimentar alguns pratos recriados, com base nos alimentos disponíveis naquele período. Outro dos momentos altos do programa são os cortejos que percorrem o Centro Histórico numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana. Este é um momento aberto à participação de todos os que se pretendam juntar a esta festa.
Pela importância dos conteúdos que promove, pela dinâmica que desenvolve no âmbito educativo e pela experiência de excelência que proporciona aos seus participantes o Festival Beja Romana é um evento de e para a comunidade escolar que se abre à população e a quem nos visita. A iniciativa da Câmara Municipal de Beja que tem como parceiros estratégicos e co-organizadores o Agrupamento de Escolas nº2 de Beja e o Agrupamento de Escolas nº1 de Beja, desenvolve-se sob o tema "Invenções, Engenhos e Arquitetura Romana".
"Beja "trajada a rigor" para recuar no tempo com festival romano"
"Sugestões para um fim de semana em cheio"
"III Beja Romana em destaque no "Preto no Branco"
"Beja revive durante três dias a época Romana"
"Beja continua a reviver a época Romana"
"Hoje vive-se o último dia da III Beja Romana"