Site Autárquico de Beja


MUSEU DO SEMINÁRIO DE BEJA

O Museu do Seminário de Beja foi fundado em 2005, na sequência de um protocolo entre o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e a Reitoria do Seminário de Beja. É uma das unidades da Rede de Museus da Diocese de Beja. Em 1946, na sequência de uma exposição de arte sacra do Baixo Alentejo, no Seminário de Beja, ganhou força a ideia de se criar um pólo museológico. Mas só em 1967 começaram os trabalhos de recolha de obras de arqueologia e arte sacra.

Em 1990, com a incorporação de coleções diversas, o núcleo foi ganhando com realce para a do P.e António Serralheiro, que paroquiou durante décadas Messejana (Aljustrel) e fez parte do escol de arqueólogos, agrupado em torno de Abel Viana, que estudou com afinco a história antiga da região. Às imagens e alfaias litúrgicas já existentes no Seminário reuniram‐se dezenas e dezenas de outras, a começar pelas oriundas do velho paço, na Rua Afonso Lopes Vieira, cuja recolha se deve à intervenção dos Cón.o Virgínio Tribanas.

Entre as peças oferecidas por particulares cabe salientar as pertencentes às últimas religiosas dos conventos de Santa Clara, da Conceição e de Nossa Senhora da Esperança, incluindo um precioso conjunto de testemunhos da religiosidade popular transtagana. Em 2002, iniciou‐se o trabalho de criação de um espaço único para apresentação das coleções, a escolha veio a recair sobre a “Sala Funda”, que foi convenientemente adaptada, e que desde 2006 se encontra aberta ao público (sob marcação).

CONTACTOS
Museu do Seminário de Beja
Rua D. Afonso Henriques, n.º 1 A
7800-048 Beja
284 311250 | Fax: 284 320052
dphadb@sapo.pt


HORÁRIO
Aberto de quarta-feira a domingo: 10h às 12h/14h às 16h
Fins-de-semana e feriados: mediante contacto prévio.