Site Autárquico de Beja


MUSEU REGIONAL DE BEJA | MUSEU RAINHA D. LEONOR

O espólio do Museu Regional de Beja está instalado no Convento Nossa Sra. da Conceição desde 1927 e foi ampliado com coleções provenientes de outros conventos e palácios da região. Entre o rico acervo do Museu, um dos mais significativos do país, realçamos o núcleo de pintura, composto por obras de mestres portugueses, espanhóis e holandeses, a secção lapidar, a coleção de Ourivesaria, e a secção de Arqueologia, centrada essencialmente no período romano, muito rico nesta região. Pela sua importância salienta-se, na pintura, o conjunto de quadros da escola primitiva portuguesa, nomeadamente o Ecce Homo (séc. XV), o S. Vicente (séc. XVI) da escola do Mestre do Sardoal, a Virgem da Rosa (séc. XVI), do pintor português Francisco de Campos, e um grupo de quatro painéis (séc. XVI), do pintor português António Nogueira, cujas pinturas representam a Visitação de Santa Isabel, a Descida da Cruz, a Ressureição e a Ascensão.

Pela entrada do Museu, o antigo Coro Baixo, salientam-se, os retratos dos fundadores do Convento. Na Igreja, do lado direito, encontram-se três altares em talha dourada, dos séculos XVII/XVIII, e um outro em mosaico florentino, do século XVII. Do lado esquerdo da Igreja podem observar-se painéis de azulejos dedicados a S. João Batista, datados de 1741. Ao centro da nave, encontram-se dois andores processionais em prata, setecentistas, dedicados a S. João Evangelista e S. João Batista.

O Claustro é composto por quatro quadras, ricamente ornamentadas com azulejaria portuguesa dos séculos XVII/XVIII, e azulejaria de xadrez quinhentista, proveniente de Sevilha.

Na Sala do Capítulo as paredes estão revestidas por ricos painéis de azulejos hispano-mouriscos quinhentistas. A abóbada, pintada a têmpera, data de 1727.

No 2º piso está exposta parte da coleção arqueológica de Fernando Nunes Ribeiro. Salienta-se, ao fundo da galeria, a “janela de Mértola”, diversas vezes mencionada nas célebres Cartas de Amor de Madre Mariana Alcoforado. A

 

CONTACTOS E INFORMAÇÕES
Museu Regional de Beja
Largo da Conceição
7800-131 Beja
284 32 33 51 | Fax: 284 32 27 02
geral@museuregionaldebeja.net
sectoreducativo@museuregionaldebeja.net
www.museuregionaldebeja.net


HORÁRIO
3ª feira a domingo das 9h30 às 12h30 – 14h às 17h15
Encerra à 2ª feira e feriados

PREÇOS
2 €

50% de redução para estudantes, reformados e professores (com cartão comprovativo). Gratuito para jovens até aos 15 anos e professores acompanhando visitas de estudo.

Entrada gratuita aos Domingos.

Os bilhetes dão acesso ao Museu principal e ao seu Núcleo Visigótico