Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

TRANSPORTES

URBANOS 

 

As freguesias urbanas na cidade de Beja são servidas por seis circuitos de transportes públicos, conhecidos por URBANAS 1, 2, 3, 4, 5A e 5B, quatro deles a funcionar de forma circular, sem início e fim de linha, na mesma direção e em sentidos contrários; e dois pendulares, ao Penedo-Gordo. Uma das caraterísticas inovadoras dos percursos das urbanas prende-se com o facto dos quatro circuitos implementados para servirem a cidade e os bairros periféricos, funcionarem em circuito fechado e em horário contínuo. As urbanas 1 e 2 servem o centro da cidade e incluem cerca de 48 pontos de paragem onde passam de 20 em 20 minutos. As urbanas 3 e 4 servem os bairros periféricos, mas podem igualmente ser utilizadas no centro, e incluem cerca de 60 pontos de paragem e têm uma frequência de 60 em 60 minutos, com horários adicionais em horas de ponta funcionando, nestes períodos, de 30 em 30 minutos.

Procurou-se a eficiência do serviço com uma elevada frequência nos circuitos e constante ao longo do dia; a passagem nos principais equipamentos: Gare, Hospital, o Centro de Saúde, as Escolas Secundárias, Sedes de Agrupamentos de Escolas, Escolas do Ensino Superior e zonas importantes de serviços e comércio; uma imagem própria dos autocarros; tarifas atractivas praticadas ao nível dos bilhetes de bordo e passes; e uma conveniente informação nas paragens.
Nesta estratégia, foi considerada a afectação de material circulante adequado com padrões de qualidade e de conforto atractivos e acessibilidades compatíveis com a procura.

 

Novo horário e tarifário - Urbanas 1, 2, 3 e 4 - janeiro 2024

Novo horário e tarifário - Urbanas 5A e 5B - janeiro 2024

Consulte os percursos, horários e tarifário - novembro 2023

 

 

TÁXIS COLECTIVOS

O serviço de Táxi-Coletivo é um projeto pioneiro em Portugal, que melhorou as relações das populações mais rurais com a sede do concelho, através da realização de percursos em táxi em períodos em que a rede transportes públicos coletivos não garantia as ligações à cidade. 

A ideia de criar o Táxi - Colectivo na cidade de Beja surgiu em Maio de 1995, e foi inserida no Plano PETRA – Plano Estratégico de Transportes e de Mobilidade de Beja. O projecto iniciou-se no final de Julho de 2000, por um período experimental de seis meses e encontra-se em funcionamento até então, tendo sofrido pequenos ajustes relativamente ao projecto inicial e em função das necessidades que têm surgido.

Objectivo do serviço: Melhorar a acessibilidade entre a cidade e as freguesias rurais quando a rede de transportes públicos colectivos não garante as ligações, assegurando o mínimo de mobilidade e qualidade de vida às populações.

Funcionalidade do serviço: é uma alternativa ao tradicional transporte público e ao automóvel, recorrendo para tal aos veículos afectos ao serviço de táxi que são partilhados pelos passageiros até à respectiva lotação máxima e com preços próximos dos praticados nas carreiras de autocarros.

 

CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO: 

- as tomadas e largadas de passageiros são executadas nas paragens dos autocarros;

- aos Domingos à tarde todos os circuitos servem o Hospital;

- as tarifas são cobradas à viagem (ida ou volta) e por passageiro transportado;

- os bilhetes podem ser adquiridos previamente na Gare Rodoviária ou directamente ao motorista;

- em caso de lotação do veículo é diligenciado, por rádio ou telefone, um reforço de veículo(s), devendo o bilhete correspondente, ser adquirido ou validado, pelo motorista que pede o reforço;

- o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, quando compatível com o veículo, têm o seu transporte garantido a partir do local de origem até ao destino pretendido, desde que façam uma marcação prévia, até 30 minutos antes do horário de partida de Beja. No destino e dentro da localidade será conduzido até ao local pretendido.

- o percurso de São Matias funciona a pedido com uma pré-marcação de 60 minutos. 

 

Consulte os tarifários, percursos e horários em vigor