Site Autárquico de Beja

ACESSIBILIDADES 

 

O Município de Beja desenvolveu o PLANO LOCAL DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE com o objetivo de construir um Território para Todos e dar continuidade a um programa de âmbito nacional - “Portugal mais Acessível”. De natureza multidisciplinar, este plano aborda o espaço público, equipamentos públicos, transportes, design, comunicação e infoacessibilidade através do desenvolvimento de estudos especializados em matéria de acessibilidade, de forma a criar um Plano Estratégico de prioridades de intervenção, no qual são detetados problemas existentes, e apresentadas as soluções e ações apropriadas para dotar o município de condições próprias do acesso universal.

 

O Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), permite ao município dar continuidade às práticas pioneiras em Portugal em matéria de acessibilidade, reforçando o trabalho já efetuado. Este Plano tem como objetivo dar continuidade à eliminação de barreiras arquitectónicas, urbanísticas e psicológicas, construindo uma cidade mais democrática.

 

O projecto BEJA ANTIGA em fase de estudo pretende ligar em termos espaciais diversos equipamentos, monumentos
e edifícios importantes da malha urbana da cidade como motor de desenvolvimento cultural, económico e social.

 

O Município de Beja habitua-nos, também nesta matéria, a observá-lo como um território que cresce de forma sustentável, inovadora, pioneira e amiga de todos.