Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA RUA DO SEMBRANO

 

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA RUA DO SEMBRANO


O Núcleo Museológico da Rua do Sembrano integra um conjunto de estruturas arqueológicas que permitem, apesar de se tratar de uma área restrita no conjunto da estrutura urbana de Beja, entrever alguns momentos da história desta cidade e o modo como o espaço aqui foi evoluindo. As escavações arqueológicas, efetuadas durante as décadas de 80 e 90 do século XX, colocaram a descoberto vestígios que se estendem, cronologicamente, desde a Pré-História até à Época Contemporânea. Os mais antigos, alguns fragmentos cerâmicos, apontam para uma ocupação deste local que remonta à Idade do Cobre ou Período Calcolítico, no 3º milénio a.C..

Neste momento encontra-se igualmente disponível uma exposição temporária, de longa duração, que apresenta ao público um conjunto de materiais arqueológicos descobertos no âmbito dos trabalhos do empreendimento de Alqueva. Algumas das peças expostas possuem uma importância excepcional no universo da arqueologia portuguesa contemporânea, tendo merecido destaque em diversos órgãos de comunicação social especializados e generalistas, nacionais e internacionais.

Descubra +


ATIVIDADES
Exposições Temporárias. Visitas guiadas, gratuitas, em português, inglês ou castelhano, marcadas com antecedência através do telefone 284 311 920.

 

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA RUA DO SEMBRANO
Rua do Sembrano/Largo de S. João
7800 BEJA
GPS 38º00’47’’88N, 7º51’49’’14W
Email: museusembrano@cm-beja.pt
Telemóvel.: 964934162

HORÁRIO
3ªfeira a domingo das 09h30 às 12h30 e das 14h às 18h

ENCERRAMENTO 
2ªfeira, 1/1, 25/4, 1/5, 25/12

PREÇOS 
Gratuito

Acessível a visitantes com mobilidade reduzida