Site Autárquico de Beja

BEDETECA DE BEJA


BEDETECA DE BEJA

Inaugurada em Abril de 2005, a Bedeteca de Beja (uma das três existentes no país) é um equipamento municipal essencialmente vocacionado para a divulgação da banda desenhada, embora contemple áreas como a ilustração, o cartune e o cinema de animação. 

Instalada no 1º andar da Casa da Cultura de Beja, a Bedeteca de Beja possui um acervo considerável de álbuns de banda desenhada e revistas (contemplando todas as tendências e movimentos), composto por vários milhares de exemplares.

 

Possui também um Núcleo de Documentação e Pesquisa, um Núcleo de Cinema de Animação, Cartune e Ilustração, Espaço Internet, um Núcleo de Trabalho (onde os autores podem realizar as suas obras), um Arquivo de Originais e Galeria de Exposições Temporárias. 
Mantém também vários ateliês em funcionamento semanal, ao longo do ano: o Ateliê de Ilustração Editorial e Infantil, o Ateliê de Ilustração Científica, o Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada (adultos), e o Ouriço-do-Mar – Ateliê de Banda Desenhada (crianças), congregando no conjunto mais de 50 autores de banda desenhada da cidade e arredores.
A programação da Bedeteca, mensal, abrange áreas tão diversificadas como a montagem de exposições (já expuseram na Bedeteca cerca de 500 autores de mais de 25 países), noites temáticas dedicadas à banda desenhada e à relação que mantém com o cinema, workshops, encontros, palestras sobre várias temáticas, livros do mês, etc. Todas as semanas se realizam eventos na Bedeteca.


Outro vetor importante da ação da Bedeteca reside na publicação dos fanzines Venham + 5 e Coleção Toupeira (onde se dá relevo à produção artística local e nacional), e na publicação da revista Splaft! (de crítica e divulgação).


A Bedeteca também realiza vários eventos com relevo à escala nacional: o Março Horrível (na área do terror e do fantástico), e o Natsuyoka Meet (na área da banda desenhada e cultura japonesa); realiza também um grande evento, com relevo a nível internacional e com grande repercussão europeia; o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja (englobando todas as correntes estéticas).


Outra vertente importante deste equipamento reside no facto de extrapolar grandemente as fronteiras do concelho de Beja e de fazer exposições, ações de sensibilização e ateliês um pouco por todo o país, do Porto a Faro. E até fora de Portugal, no Brasil e em Espanha.
É um equipamento muito dinâmico que tem contribuído decisivamente para divulgação e usufruto da banda desenhada no nosso país, contribuindo também para lhe conferir outra visibilidade entre nós.


 Descubra + 

A

BEDETECA DE BEJA                                           
Edifício da Casa da Cultura                             
Rua Luís de Camões                                           
7800 – 508 Beja
E-mail:bedetecadebeja@cm-beja.pt
Telefone:284313310 / 284313318
Telemóvel:969660234


HORÁRIO
De terça a sexta-feira, das 14h00 às 23h00
Sábados, das 14h00 às 20h00