Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO

Os Planos de Proteção Civil devem ser regularmente treinados através da realização de exercícios e simulacros.

Através destes treinos é possível testar e rotinar procedimentos, introduzindo possíveis alterações face a disfunções identificadas.

 

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

Todas as escolas do 1.º ciclo de Beja têm as medidas de autoproteção aprovadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Está em curso a divulgação destas Medidas por toda a comunidade escolar, ie, diretores, professores, assistentes de ação educativa e alunos. O objetivo é dar a conhecer os procedimentos de segurança previstos nos documentos em causa, e para assegurar a correta implementação dessas medidas, será realizada uma sessão pública sobre as seguintes temáticas:

  • Explicação técnica sobre as MAP a implementar em cada estabelecimento escolar;
  • Distribuição e explicação das tarefas inerentes aos procedimentos de segurança em cada escola.

Posteriormente pretende-se programar a realização de Simulacros para testar as Medidas, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Beja e avaliar os resultados deste em cada estabelecimento escolar.

 

SIMULACROS NAS ESCOLAS

 

Simulacro de incêndio na Escola D. Manuel
20 DE ABRIL DE 2023


Após um interregno de 3 anos, devido à pandemia por COVID-19, voltou a realizar-se um simulacro de incêndio, na escola secundária D. Manuel I, no passado dia 20 de abril, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Beja, da Polícia de Segurança Pública, do Comando sub-regional de emergência e proteção civil do Baixo Alentejo e do Serviço Municipal de Protecção Civil.
Neste exercício foi simulado um foco de incêndio na zona do poço do elevador no bloco A, impedindo a evacuação dos alunos e professores do edifício pelas escadas laterais, tendo sido necessária a evacuação para o ponto de encontro no campo de jogos, de forma alternativa ao previsto nas medidas de Auto Proteção.
A evacuação decorreu de forma ordeira, sem percalços e seguindo as boas práticas previstas nestas situações.
No final, realizou-se uma reunião com todos intervenientes para avaliar e discutir o resultado do exercício, tendo sido abordados procedimentos que podem ser aperfeiçoados, numa atitude preventiva e colaborante, sempre na perspetiva de melhoria contínua.
Estes exercícios são habituais na escola D. Manuel I, procurando testar as medidas de Auto Proteção, por forma a preparar toda a comunidade escolar e a incorporar comportamentos de segurança em situações de emergência.
No local estiveram dois veículos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Beja, um Veículo Urbano de Combate a Incêndios e uma ambulância ABSC, num total de 7 operacionais e 1 veículo da Escola Segura com 3 agentes da Polícia de Segurança Pública.