
É um projeto de divulgação de obras de autores africanos escritas em ou traduzidas para a língua portuguesa. Nasceu em 2014 de um blog – www.literaturasafrikanas.blogspot – e quer aproximar públicos muito específicos desta literatura – nomeadamente a diáspora africana em Portugal e multiplicadores e mediadores culturais e educativos neste nosso país.
O projeto é sem fins lucrativos e insere-se em eventos culturais, sociais e políticos com temáticas específicas organizados, em geral, por associações africanas e afrodescendentes em Portugal. É desenvolvido sob a alçada da associação de contadores Ouvir e Contar.
Tem colaborado em eventos da diáspora africana nos Concelhos de Amadora, Sintra e Seixal, nas Semanas Africanas organizadas por associações de estudantes africanos e/ ou de mulheres africanas, nos Festivais do SOS Racismo e da Solidariedade Imigrante, e muitas outras iniciativas.
Desta experiência nasceram 2 projetos editoriais : AFROFANZINE com a publicação de fanzines artesanais de autoras e autores africanos www.afrofanzine.blogspot.com e o projeto editorial FALAS AFRIKANAS com a publicação de traduções para a língua portuguesa de obras e autores africanos que gostaríamos de ver em português e em Portugal www.falasafrikanas.wordpress.com.
É a 4ª participação nas Palavras Andarilhas, desta vez com cinco obras de literatura infantil das FALAS AFRIKANAS. O livro “Filho de Nana” do autor ganês Meshack Asare será apresentado pela primeira vez a um grande público.
Os focos da banca serão desta vez :
- A tradição oral africana – com destaque para os provérbios através de uma programação paralela de escrita criativa a partir de provérbios com o poeta angolano Zetho Cunha Gonçalves
- Livros manufaturados de autoria africana e/ ou afrodescendente
- os livros das FALAS AFRIKANAS ( com animação de encenação adhoc para crianças e adultos com o dramaturgo moçambicano Venâncio Calisto)
KARIBU!!!