Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

Mercado dos Livreiros

                                                                                                                       [Voltar ao Programa]

Fundada em 2003, a A das Artes é uma livraria generalista mas, também, com secção de alfarrabista. Pelo seu espaço já passaram muitas dezenas de escritores, músicos, actores, bailarinos, em apresentações ou pequenos espectáculos; Livros e jogos didácticos, sessões de contos e actividades diversas, como a Noite na Livraria, são algumas das ofertas para os mais pequenos.

Sócia fundadora da RELI - Rede de Livrarias Independentes, a A das Artes foi galardoada, ao longo dos anos, com vários prémios atribuídos pelo público através de concurso organizado pela APEL, destacando-se o de Livraria preferida dos portugueses com melhor atendimento.

Com agradável som de fundo, entre um café e o folhear de um livro, a boa companhia do cliente amigo.

A Livraria Alma Azul foi inaugurada em Alcains, em 2006, criando aí o Prémio Ciranda, entregue a Jaime Rocha pelo seu livro “Anotação do Mal” que o autor recebeu em Alcains na companhia da namorada a também escritora Hélia Correia, no dia 27 de Setembro de 2008, dia em que a Alma Azul completou 9 anos.

Por motivos económicos, encerrou em Alcains e reabriu em Coimbra, na Galeria Santa Clara, transformando-se em 2016 na Livraria Solidária – Bem Comum.

A Alma Azul prepara a abertura de novo espaço, também na Galeria Santa Clara, em Coimbra, com a designação de “Livros Extraordinários Alma Azul” .

A Livraria Doninha Ternurenta nasce da conjugação de circunstâncias, de um alinhamento imprevisto que a vida também proporciona. Nasce, acima de tudo, da paixão pelos livros e pela literatura, do fascínio pelas histórias e da importância que a leitura tem na infância. Nasceu Doninha com toda a ternura que sabe oferecer e já leva seis anos de vida para contar.

Tem o seu espaço físico em Ovar, mas pertence ao mundo e aos sonhos, pulando do colo dos seus donos para os braços de tantos amigos que lhe dão o carinho merecido. Visitar a Doninha Ternurenta é entrar no encantamento que vale a pena vivenciar, no meio das palavras e das ilustrações.

A Entre 'Livros de Ricardo Escaleira, é uma empresa recente com início da atividade em novembro de 2020.

Têm como principal atividade a participação em feiras do livro em Jardins de Infância, Escolas e Colégios.

A Entre 'Livros trabalha com várias editoras e têm como objetivo principal fazer dos livros uma experiência diária.

Nesta edição das Palavras Andarilhas, disponibilizará uma seleção criteriosa dos títulos das editoras Fábula, Nuvem de Letras, Boosksmile, Alfaguara Infantil, Lilliput e Joy Books. 

Têm disponível um website para venda online de livros em www.entre-livros.pt

A Faz de Conto Livraria convida todos os apaixonados por histórias, ilustração e livros bonitos a visitar o seu espaço, em Coimbra. Pretendemos inspirar crianças e adultos, incentivando-os a subir a nossa escada e a olhar para dentro dos livros.

A Faz de Conto é uma livraria especializada em livros ilustrados e livros pop-up. Envolvida no verdejante Parque Verde, na margem esquerda do Rio Mondego, a livraria encontra-se no edifício do Exploratório - Centro Ciência Viva.

Para além de ter uma seleção de livros ilustrados e mecânicos, em português, espanhol, inglês e italiano, a Faz de Conto também desenvolve várias atividades na livraria, como sessões de histórias, clubes de leitura e oficinas de ilustração.

GATAfunho é o nome que damos aos livros que publicamos e também à nossa livraria em Oeiras.

Enquanto Editora, procuramos editar livros para todos, para todas as idades, livros sem «rótulos», sem «manual de instruções».

Enquanto Livraria, os nossos objectivos são a divulgação do livro, da leitura e das artes em geral, e as actividades que realizamos acreditamos serem um contributo valioso para atingirmos os nossos objectivos.

Os livros são a nossa paixão. Apaixone-se por nós!

É um projeto de divulgação de obras de autores africanos escritas em ou traduzidas para a língua portuguesa. Nasceu em 2014 de um blog – www.literaturasafrikanas.blogspot – e quer aproximar públicos muito específicos desta literatura – nomeadamente a diáspora africana em Portugal e multiplicadores e mediadores culturais e educativos neste nosso país.

O projeto é sem fins lucrativos e  insere-se em eventos culturais, sociais e políticos com temáticas específicas organizados, em geral, por associações africanas e afrodescendentes em Portugal. É desenvolvido sob a alçada da associação de contadores Ouvir e Contar.

Tem colaborado em eventos da diáspora africana nos Concelhos de Amadora, Sintra e Seixal, nas Semanas Africanas organizadas por associações de estudantes africanos e/ ou de mulheres africanas, nos Festivais do SOS Racismo e da Solidariedade Imigrante, e muitas outras iniciativas.

Desta experiência nasceram 2 projetos editoriais : AFROFANZINE com a publicação de fanzines artesanais de autoras e autores africanos www.afrofanzine.blogspot.com  e  o projeto editorial FALAS AFRIKANAS com a publicação de traduções para a língua portuguesa de obras e autores africanos  que gostaríamos de ver em português e em Portugal www.falasafrikanas.wordpress.com.

É a 4ª participação nas Palavras Andarilhas, desta vez com cinco obras de literatura infantil das FALAS AFRIKANAS. O livro “Filho de Nana” do autor ganês Meshack Asare será apresentado pela primeira vez a um grande público.

Os focos da banca serão desta vez :

- A tradição oral africana – com destaque para os provérbios através de uma programação paralela de escrita criativa a partir de provérbios com o poeta angolano Zetho Cunha Gonçalves

- Livros manufaturados de autoria africana e/ ou afrodescendente

- os livros das FALAS AFRIKANAS ( com animação de encenação adhoc para crianças e adultos com o dramaturgo moçambicano Venâncio Calisto)

 KARIBU!!!