Rede Municipal de Desfibrilhadores Automáticos Externos
Um desfibrilhador pode salvar vidas! Beja implementa rede DAE
O Município de Beja está a implementar uma rede de DAE (Desfibrilhador Automático Externo) em vários edifícios públicos em parceria com a Associação ALENTO.
O Teatro Municipal Pax Julia foi o primeiro equipamento onde foi instalado um Desfibrilhador Automático Externo, estando em processo de licenciamento junto do INEM, a instalação de mais equipamentos DAE em vários edifícios sob responsabilidade do município de Beja.
A utilização de desfibrilhadores automáticos externos por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas uma vez que, a sobrevivência destas é tanto maior quanto menor o tempo decorrido entre a paragem cardiorrespiratória e a sua reanimação.
Criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência para os munícipes que possam ser vítimas de uma paragem cardiorrespiratória, respondendo com maior proximidade e rapidez em situação de fibrilação ventricular é o objetivo desta medida.
Deste modo, os colaboradores do Teatro Pax Julia receberam formação certificada em suporte básico de Vida com DAE, estando previstas formações periódicas que assegurem a sua melhor preparação.
Equipamentos instalados
Teatro Pax Julia,
Piscina Coberta
Praia fluvial dos 5 Reis
Biblioteca Municipal de Beja José Saramago
Complexo Desportivo Fernando Mamede (estádio, campos sintéticos n.º 1 e n.º2)
Equipamentos previstos
Paços do concelho
Agrupamentos escolares
Um Desfibrilhador pode salvar Vidas!
Notícias
European restart a Heart Day - 15 de Outubro 2021 - Igreja da Misericórdia - Beja

GESTOS QUE SALVAM VIDAS - 3 de Março 2023 - Universidade Sénior - Beja
No âmbito das Comemorações do dia internacional da Proteção Civil, no dia 3 de março realizou-se uma sessão de sensibilização e formação na área de Suporte Básico de Vida para os alunos da Universidade Sénior de Beja organizada pelo município de Beja em parceria com a associação Alento.
Dotar a população de conhecimentos básicos da cadeia de sobrevivência e saber identificar as manobras de reanimação em caso de paragem cardiorrespiratória, respondendo com maior rapidez até à chegada dos meios de socorro pré-hospitalar pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Este tem sido o caminho trilhado pelo município através da implementação da rede municipal de desfibrilhadores automáticos externos, alocando estes equipamentos em edifícios camarários e capacitando os seus colaboradores para poder intervir em caso de necessidade.
Recorda-se que as comemorações da proteção civil têm como propósito sensibilizar a população para a importância destas matérias, prestar um tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão em torno dos riscos a que os territórios e as populações estão sujeitos, num esforço coletivo de construir comunidades cada vez mais resilientes.
https://cm-beja.pt/Preview.aspx?pageID=6477&ver=19752#.ZA9WLAznBNg.link