Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

Pelas Aldeias de Beja - Penedo Gordo

21 - 05 - 2022

A iniciativa “Pelas Aldeias de Beja - Visitas guiadas pelo património” realiza-se no sábado, dia 21 de Maio, pelas 09:30 horas, em Penedo Gordo.

 

São apenas cinco os quilómetros que em distância separam o centro da cidade de Beja do aglomerado do Penedo Gordo. Nos livros e assuntos oficiais é no domínio da Freguesia Santiago Maior, uma freguesia urbana, que está inscrito. Juntamo-lo ao nosso périplo das aldeias porque o Penedo Gordo, para além de ser uma, respira os ares do campo e nele se pode encontrar calma e beleza. 

Neste passeio pelas ruas e pelos campos escutaremos, como é habitual, história de outros tempos como a lenda da Fonte das Cavadas, símbolo do Penedo Gordo. A distância não nos permitirá a visita, mas ouviremos certamente falar da Villa Romana de Pisões e de outros sítios arqueológicos que um dia, se forem escavados, certamente alterarão parte da história que temos contado sobre esta grande Beja de milénios. 

Venham connosco caminhar e ficar a conhecer mais sobre o Penedo Gordo! Este será o antepenúltimo passeio pelas aldeias antes do seu término em Julho. 

Pelas Aldeias de Beja é uma iniciativa da Câmara Municipal de Beja que todos os meses convida à descoberta das nossas aldeias  através de propostas de deambulação pelo edificado e lugares de memória.

 

Inscreva-se e venha connosco conhecer a riquíssima história desta aldeia de Beja.

Visita Guiada ao Penedo Gordo

Inscrições: turismo@cm-beja.pt | 284311913