Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

A arte de bem cuidar das pessoas nas instituições, de José Manuel Baião, Patrícia Parreira e Tiago Dores

24 - 05 - 2022

Conversas com B de Beja

Com a participação musical de Edgar Baleizão e Tiago Dores.

Resultados da venda do livro a favor da Santa Casa da Misericórdia de Alvito.

 

Sobre o livro

Na atualidade, muito se escreve sobre os valores que estão na essência da execução dos serviços nas organizações de apoio social, tal como se alimentam debates sobre as formas de valorização das pessoas beneficiárias desses serviços, através da implementação de boas práticas, cuja metodologia de trabalho assenta na formação e na preparação dos profissionais que desenvolvem diariamente essas ações.

Formar os profissionais que dão corpo e forma às organizações sociais não é apenas um requisito legal, mas, sobretudo, a fundamentação lógica de um processo de socialização enquadrado em teorias e práticas científicas, que permite uma preparação laboral capaz e alicerçada em ações corretas, que promovem a dignidade humana e o respeito pelos valores fundamentais.

(texto na contracapa do livro)

 

Sobre os autores

 José Manuel Baião, Doutorado em Sociologia pela Universidade de Évora, é natural de Faro do Alentejo, uma aldeia alentejana do distrito de Beja.

Com vários anos de trabalho técnico desenvolvido nas misericórdias, em Montemor-o-Novo, Cuba e Alvito, e alguma experiência como docente convidado no Instituto Superior de Serviço Social e Instituto Politécnico de Beja, é autor da obra publicada: O diagnóstico sociológico da ação estratégica das misericórdias do distrito de Beja.

Patrícia Parreira, Mestre em Psicogerontologia Comunitária pela Escola Superior de Educação de Beja e Mestranda em Psicomotricidade na Universidade de Évora, é natural de Alvito. Desempenha funções técnicas na Santa Casa da Misericórdia de Alvito.

Tiago Dores, Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de Évora, com Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde, é natural de Alvito. Encontra-se, de momento, a desempenhar funções técnicas na Santa Casa da Misericórdia de Alvito.