Site Autárquico de Beja

Igrejas e Conventos

ERMIDA DE SANTO ANDRÉ

ERMIDA DE SANTO ANDRÉ Monumento NacionalO atual edifício insere-se na tradição construtiva gótico-mudéjar. O templo terá sido construído em finais do século XV ou princípios do XVI, eventualmente sob a ação mecenática de D. Manuel. Trata-se de um tipo de construção que encontra alguns paralelismos na região do Alentejo.

Ver mais

IGREJA DE SANTO AMARO

IGREJA DE SANTO AMARO Monumento NacionalTrata-se de uma igreja basilical, cuja fundação parece remontar à antiguidade tardia. Apesar de ter sofrido diversas alterações ao longo dos séculos conserva ainda parte da nave central. Atualmente acolhe o Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja, cuja coleção de elementos arquitetónicos constitui o mais importante conjunto conhecido no território nacional. A sua existência justificou a classificação da cidade de Beja como capital do Visigótico em Portugal.

Ver mais

IGREJA DA MISERICÓRDIA

IGREJA DA MISERICÓRDIA Monumento NacionalFoi construída em meados do século XVI. Trata-se de um exemplar muito importante de arquitetura do renascimento/maneirista, de forte influência italiana, inspirada na famosa Loggia da cidade de Florença. Foi inicialmente projetada para açouge, contudo o seu impacto estético foi tão forte que rapidamente se considerou ser demasiado nobre para esta função, adaptando-se o edifício a igreja.

Ver mais

CONVENTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

CONVENTO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Monumento NacionalO Convento de Nossa Senhora da Conceição foi fundado por ordem dos primeiros duques de Beja, D. Fernando e D. Brites, pais da Rainha D. Leonor e do Rei D. Manuel, e foi um dos mais ricos conventos do sul do país. Nos finais do século XIX e inícios do século XX, a cidade de Beja foi palco de grandes destruições patrimoniais e deste antigo convento sobreviveu apenas a igreja, o claustro, a sala do capítulo e divisões adjacentes. Atualmente, encontra-se ali instalado o Museu Regional de Beja (Museu Rainha D. Leonor) cujo espólio é composto por importantes coleções, destacando-se as ...

Ver mais

CONVENTO DE S. FRANCISCO | CAPELA DOS TÚMULOS

CONVENTO DE S. FRANCISCO | CAPELA DOS TÚMULOS Situa-se fora das muralhas medievais, junto à antiga via que ligava Beja a Mértola. Foi fundado no século XIII, tendo sofrido profundas alterações ao longo dos séculos, pelo que são visíveis elementos de diferentes estilos de arquitetura. Do período gótico mantém a chamada Capela/Sala dos Túmulos, uma capela funerária familiar construída já no século XV, que é considerada, por alguns autores, como um dos mais interessantes monumentos góticos do país. Esta capela está classificada como Imóvel de Interesse Público. Atualmente, o Convento de ...

Ver mais

IGREJA DE SANTA MARIA

IGREJA DE SANTA MARIA Imóvel de Interesse PúblicoÉ uma das mais antigas igrejas de Beja e, segundo alguns autores, poderá ter sido construída no local de uma antiga mesquita. Trata-se de um dos melhores exemplos do chamado ‘gótico alentejano’, preservando, do período medieval, a abside. De destacar, ainda, a galilé, os altares barrocos e uma representação da ‘Árvore de Jessé’, instalada numa capela lateral.

Ver mais

IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES Imóvel de Interesse PúblicoCapela datada de 1672 composta por dois corpos distintos. A fachada simples não denuncia a riqueza artística do seu interior. Aqui encontra-se um dos mais importantes repositórios de arte sacra da cidade e um conjunto de azulejos com grande beleza, composto por painéis historiados de 1698 da autoria do pintor Gabriel del Barco. O corpo da igreja encontra-se revestido por talha barroca e azulejos do século XVIII.

Ver mais

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE AO PÉ DA CRUZ

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE AO PÉ DA CRUZ Imóvel de Interesse PúblicoA Igreja de Nossa Senhora de ao Pé da Cruz situa-se no antigo bairro das Alcaçarias. A primitiva ermida data de 1499, mas o edifício que hoje ali encontramos foi mandado construir no século XVII. Com uma fachada “estilo chão”, caracterizada por linhas austeras, dificilmente deixa adivinhar a riqueza do seu interior.

Ver mais

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE Situada no interior do Hospital Grande Nossa Senhora da Piedade, mandado construir em 1490 por D. Manuel, Duque de Beja, sofreu profundas alterações ao longo dos tempos. O interior é revestido de talha dourada, sendo de realçar o altar-mor e as grandes telas de escola italiana.

Ver mais

IGREJA DO SALVADOR

IGREJA DO SALVADOR greja cuja fundação remonta ao século XIII. Contudo as remodelações sucessivas de que foi sendo alvo não deixam antever nada desse período. A fachada principal é sóbria e de alvenaria.

Ver mais