Existe na área do Concelho uma enorme diversidade de insetos, dado que o Clima Mediterrânico da Região é propício a eclosões ao longo de praticamente todo o ano.
Borboletas diurnas e noturnas, Libélulas e um sem número de outros insetos povoam o dia e a noite, oferecendo possibilidades infinitas para a fotografia de natureza, na disciplina de macrofotografia.
Uma grande diversidade de Répteis e Anfíbios proporcionará a delícia dos Herpetologistas, ocorrendo na área do Concelho de Beja algumas espécies de enorme interesse como a Cobra-de-capuz (Macroprotodon cucculatus) ou a Cobra-de-pernas-pentadáctila (Chalcites bedriagai). Embora em baixas densidades será possível observar a rara Osga-turca (Hemidactilus turcicus) e o Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis)
Entre os anfíbios merecem destaque o Sapinho-de-verrugas-verdes-ibérico (Pelodytes ibericus) e o Sapo-parteiro-ibérico (Alytes cisternasi)
A Flora do Concelho é variada, beneficiando dos afloramentos calcáreos com espécies típicas como as Orquídeas, com várias espécies de grande interesse botânico como a Ophrys speculum ou a Barlia robertiana.
Na galeria ripícola do Guadiana e das ribeiras de Terges e Cobres e Odearça, pese embora alguma intervenção humana ainda é possível observar trechos de Matagal Mediterrâneo,encontrando-se ainda muitos espaços de Montado de Azinho com sub-bosque mediterrânico de Esteva, Murta e Carrasco. Nas galerias ripícolas é frequente o Loendro.
Existe um raro endemismo, uma linaria (Linaria ricardoi) única no Mundo, que é possível observar na zona mais confinante com os Concelhos de Cuba e Ferreira do Alentejo.
Para além das potencialidades do Concelho propriamente dito, este encontra-se no eixo de centralidade de algumas zonas de muito interesse no que concerne a observação e estudo da Natureza, de que se destaca:
- A Zona de Proteção Especial de Castro Verde (Aves Estepárias, Aves de Rapina) cerca de 40 km a Sul.
- A Zona de interesse Ornitológico de Moura/Barrancos e o Parque de Natureza de Noudar, cerca de 100km a NNE.A possibilidade de fotografar, em época própria e em abrigo o Abutre-negro (Aegyptus monachus), o Grifo (Gyps fulvus) e o Britango (Neophron percnopterus) na Herdade da Contenda , em Moura(2).
- As Barragens dos Patos e Peneireiro, perto de Alfundão/Ferreira do Alentejo, importante zona de invernada de anatídeos e limícolas.
- O Parque Natural do Vale do Guadiana, confinante a Sul , com a Sede , em Mértola a cerca de 50 km.
- A serra de Ficalho/Adiça, de substrato calcáreo com matagal mediterrânico e um importante reservatório biológico de Orquídeas de que se destaca a rara Orchis collina a cerca de 60 km a Este de Beja.
O Concelho de Beja constitui, portanto um ponto de paragem e estadia obrigatório e estratégico para Ornitólogos, Entomologistas e Herpetólogos podendo, nas épocas próprias, fruir doavistamento, observação e estudo de uma assinalável diversidade de espécies. De igual forma os apaixonados da Botânica poderão encontrar na área deste Concelho um imenso potencial de observação, registo e estudo de espécies da nossa Flora Selvagem.
(1) Portal “Avesdeportugal.info”
(2) Esclarecimentos na Camara Municipal de Moura