Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

 

Castelo de Beja

Monumento Nacional

Fortificação medieval que é o monumento mais emblemático da cidade. A sua Torre de Menagem, com quase 40 metros de altura, é considerada por alguns autores como a torre militar mais alta do país.
O Castelo de Beja, nomeadamente a sua Torre de Menagem, é o monumento mais conhecido e emblemático da cidade. Trata-se de uma fortaleza gótica, cuja construção teve início no século XIII, logo após a conquista cristã da cidade, prolongando-se pelos séculos XIV e, possivelmente, XV.
Destacando-se do conjunto da fortaleza, ergue-se a imponente Torre de Menagem, com quase quarenta metros de altura, considerada por alguns especialistas como uma obra-prima da arquitectura militar gótica europeia.
Para além do castelo, são ainda visíveis as muralhas que, datando do mesmo período, cercavam a cidade medieval, restando vinte e oito torres e respectivos panos de muralha.
 
 
 
 
   
 

A segunda sala é a mais bela do castelo, de acordo com a descrição de Túlio Espanca “(…) magnífica é a cobertura octogonal, de ogivas e nervagem polinervada, assente em modilhões com cordão boleado e capitelação esculpida graciosa e pitorescamente com figuras atlantes e anjos, nas mais esforçadas posições. Radiando a estrela axial, de artesões revestidos de estuques trabalhados, dezassete bocetos de folhagem de gótico flamejante, concedem um movimento e particular encantamento a esta obra extraordinária de arquitetura aparente de inícios do séc. XV e do reinado de D. João I, onde se refletem, também, as influências estilísticas e construtivas árabes”.

Na terceira sala, mais simples, destacam-se sobretudo as decorações figurativas antropo-zoomórficas. Destacamos ainda a particularidade das inúmeras siglas de canteiros que participaram na construção ao longo dos séculos XIV/XV. Desta sala acedemos ao eirado, protegido com merlões de ponta de diamante, a partir do qual se pode apreciar um dos mais belos panoramas que Beja pode proporcionar, a planície no seu esplendor.

Na praça de armas encontra-se a Casa do Governador, edifício que sofreu profundas alterações nos finais da década de 30 por ação da DGEMN, no sentido de valorizar e conservar o Castelo de Beja.

Casa do Governador

O edifício localizado no interior do recinto do castelo, denominado de Casa do Governador, resulta de diferentes intervenções realizadas no decorrer de vários séculos. Julga-se que a sua construção primitiva teve origem no séc. XV, por ordem de D. João II foi mandado construir um Paço para receber o Infante D. Afonso na sua lua de mel conforme diz o cronista Rui de Pina. Desta primitiva fase ainda é possível observar os arcos góticos. A partir de 1640, após a restauração da independência, o local foi ocupado pelo exército como cavalariça e caserna, dada a sua nova função sofreu profundas obras de ampliação perdendo o seu cariz de habitação nobre. A terceira fase de intervenção foi na década de 30 do século XX por iniciativa da DGEMN integrada no contexto de obras de recuperação, conservação e valorização do Castelo de Beja. O edifício atual resulta desta última intervenção, na qual foram integrados os diferentes balcões provenientes dos edifícios demolidos em Beja. O balcão de recanto, geminado, em mármore e granito, veio da velha Casa dos Corvos, situada ao lado da Igreja de Santa Maria e que, segundo a tradição, fora paço dos bispos visigodos e, depois dos governadores muçulmanos de Beja. Atualmente a Casa do Governador é ocupada no piso térreo pelo Posto de Turismo da Cidade e instalações sanitárias. No segundo piso está instalado, temporariamente, o Museu Jorge Vieira.

 

CONTACTOS


Largo Dr. Lima Faleiro
284 311 913
turismo@cm-beja.pt

 

HORÁRIO

 

Castelo

Segunda a Domingo

09h30-12h30 | 14h00-18h00



Torre de Menagem do Castelo

Segunda a Domingo

09h30-12h00 | 14h00-17h15

-Bilhete individual:  € 2,00

-Visita guiada: € 1,00/ por pessoa

Descontos:

-Bilhete Familiar (4 pessoas): 25%

-Bilhete de Grupo (Grupos de 10 ou mais pessoas): 25%

-Cartão de estudante quando não enquadrado em visitas de estudo*: 50%

-Cartão jovem*: 50%

-Seniores com 65 ou mais anos*: 50%

-Residentes no concelho de Beja *: 50%

-Acompanhante de visitantes com necessidades especiais: 50%

 

Isenções:

-Menores de 12 anos*;

-Bombeiros Voluntários de Beja no ativo*;

-Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Beja no ativo*;

-Dadores de Sangue – e apenas dadores - da Associação Humanitária de Dadores de Sangue de Beja*;        

-Profissionais de atividade turística mediante apresentação de comprovativo de registo no RNAAT*;

-Jornalistas em exercício de funções* mediante comunicação prévia;

-Professores e alunos de qualquer grau de ensino, incluindo Universidades Sénior ou de 3ª Idade, quando comprovadamente em visita de estudo e mediante marcação prévia confirmada*;

-Desempregados*;

-Público com necessidades especiais*;

-Investigadores, /conservadores/restauradores, profissionais de museologia e/ou património e turismo em exercício de funções*;

- 1º domingo de cada mês;
-Jornadas Europeias do Património (Domingo);
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de abril (No acesso às atividades organizadas no âmbito do respetivo programa pela CMB);
- Dia Internacional dos Museus - 18 de maio (No acesso às atividades organizadas no âmbito do respetivo programa pela CMB)

- Noite dos Museus e 5ªas à Noite (No acesso às atividades organizadas no âmbito do respetivo programa organizado pela CMB)

* - mediante comprovação documental

     descontos não acumuláveis

(Preços aprovados em reunião de câmara de 6 de abril de 2022)

 

Aberto o ano inteiro, exceto nos feriados 01/01, 25/4, 01/05 e 25/12.

Com acesso a pessoas com mobilidade condicionada

Geolocalização:

Latitude: 38.01732,
Longitude: -7.86547