Site Autárquico de Beja

Jardins

 
VIVA MAIS

A NATUREZA

DENTRO DA

CIDADE

As paisagens de perder de vista, o ar livre e puro e os diversos espaços verdes são marcos da região que também caracterizam a tranquilidade de Beja. Aproveite para conhecer os parques e jardins da cidade. Usufrua do Parque de Merendas, um local agradável e convidativo ao descanso e convívio entre as sombras que permitem aliviar os dias quentes. Não deixe de passear pelo Jardim Público, um espaço agradável onde pode respirar um pouco mais de história, ao mesmo tempo que descansa, passeia, bebe um café ou brinca com os mais pequenos. Vá também até ao Parque da Cidade, um espaço amplo, agradável e convidativo às brincadeiras dos mais novos, a leituras na esplanada junto ao lago, a conversas entre amigos, ou a passeios a dois…!

Parque de Merendas

Normalmente o Parque de Merendas está associado ao circuito de manutenção, inserido na zona de expansão da cidade, na freguesia de Santiago Maior, com uma área de aproximadamente 7 ha.

Neste momento faz a ligação de uma zona da Cidade ao Parque da Cidade e é muito utilizado pelos munícipes, no final de tarde e ao fim de semana. 

A Mata pertence à estrutura ecológica urbana e está ligado e contíguo a outros importantes espaços abertos. Esta continuidade constitui uma “cintura verde” predominantemente permeável, com equipamentos direcionados para as atividades desportivas e recreativas ao ar livre, proporcionado ao habitante urbano desfrutar dos elementos naturais para praticar exercício, para além de equilibrar o ambiente do sistema urbano. O Parque de merendas proporciona a utilização do mesmo para alguns eventos que se realizam na cidade, bem como piqueniques, pequenas festas de anos, etc.

O sistema arbóreo é constituído por algumas espécies tais como Acacia spp.; Casuarina equisetifolia L. – Casuarina; onde predomina a espécie Eucalyptus globulus Labill.

Apresenta um valor sociocultural elevado não só pela localização perto de outros espaços abertos, bem como pela diversidade de infraestruturas que permitem o seu desfrutar pela população.

A Mata integra a Estrutura Verde e o património arbóreo da cidade.

O Parque de merendas é muito utilizado para piqueniques e por pessoas que fazem uma pausa na viagem.

Circuito de manutenção passando por uma estação com aparelhos geriátricos.

Parque de merendasequipado com casas de banhos, lava loiças e barbecue.

 

 

 

 

Parque da Cidade

Enquadramento: O Parque da Cidade, à escala da cidade, ocupa uma posição periférica na zona de expansão Poente estruturada em função do espaço residencial, de serviços e lazer/desportiva. O Parque encontra-se limitado a Poente pelo IP2 (que também marca o limite do perímetro urbano), a Norte pela Rua de Lisboa, a Nascente pelo Bairro residencial Santo André (tipologia mista de prédios e moradias) e pela Escola Básica de Santiago Maior, a Sul a Mata dá continuidade ao espaço aberto (Parque). O Parque integra na estrutura ecológica urbana e está ligado e contíguo a outros importantes espaços abertos, esta continuidade constitui uma cintura “verde” predominantemente permeável, com equipamentos direccionados para as actividades desportivas e recreativas ao ar livre, proporcionado ao habitante urbano desfrutar dos elementos naturais, interagir com outras pessoas e praticar exercício, para além de equilibrar o ambiente e a biodiversidade do sistema urbano.

Data de construção: 2004, projecto executado no âmbito da BejaPolis.

Tipologia: Parque urbano.

Utilização atual: Espaço de lazer, recreio e convívio social.

Área: 9ha.

Morfologia do espaço: Para quem se desloca na área circundante ao Parque, este é um lugar facilmente apreendido, amplo e de limites abertos. O Parque possui uma arquitectura recreativa e uma planta geométrica, apresentando o seu maior comprimento na direcção Norte-Sul, cujo desenho contempla diversas funções, estadia, contemplação, recreio e passeio/circulação.

O lago rectangular de grandes dimensões ocupa o centro do espaço e é um elemento marcante deste lugar, este tanque abastece todos os outros tanques e canais de água situados a Poente (a cota inferior). Aos canais de água estão associadas espécies vegetais características de ambientes ribeirinhos.

 A Norte do lago grande encontra-se o restaurante, onde é possível subir ao topo e desfrutar da paisagem e de onde desce a cascata para o lago. Ainda junto a este espelho de água está implantado um café esplanada. O Parque dispõe de vários sub-espaços de estadia, de recreio, com equipamentos desportivos e lúdicos e de estacionamento automóvel.