Site Autárquico de Beja

Produtos Regionais

Azeite

A produção de azeite é uma prática que remonta a tempos imemoriais. Os primeiros forais que fazem referência à produção olivícola aparecem nas províncias portuguesas do Alentejo e da Extremadura, mas o grande desenvolvimento deste tipo de produção no concelho de Beja deu-se recentemente. Hoje, encontramos aqui azeites de elevadíssima qualidade quase sempre associados aos produtores de vinho/enoturismo. Provar azeite tornou-se uma prática habitual.

Ver mais

Pão

O pão é presença indispensável à mesa alentejana, constituindo um ingrediente privilegiado de muitas especialidades gastronómicas, como é o caso das açordas, gaspacho, migas, ensopados. Há quem não o dispense à mesa!

Ver mais

Queijo

O queijo é mais uma das iguarias muito apreciadas e presença constante na mesa alentejana. O queijo Serpa DOP, o queijo de cabra, o requeijão, o almece, são alguns dos sabores que se produzem por estas terras.

Ver mais

Enchidos

Perante o problema de conservar a carne da matança do porco de um ano para outro, resulta uma solução que origina dos produtos mais diversificados, afamados e saborosos do Alentejo: os enchidos. Esta forma ancestral de fazer enchidos entrou na indústria como um dos requisitos para a sua certificação.

Ver mais

Mel

O mel de cor clara variável desde o amarelo transparente até ao ambarino cuja tonalidade é característica da região e decorrente da respetiva composição polínica, isto é, da flora que serve de pasto às abelhas, também faz delícias aos apreciadores.

Ver mais

Ervas Aromáticas

Há sabores e aromas únicos, que muitas vezes, só por si, caracterizam e deixam adivinhar os pratos mais emblemáticos do Alentejo. Falamos das ervas aromáticas, como o poejo, o rosmaninho, a hortelã da ribeira, os coentros… Ervas que servem para condimentar. Na nossa região encontra produtos 100% ecológicos, alguns até com propriedades curativas, que são utilizados tanto em culinária como na preparação de algumas “mezinhas”. As culturas destes aromas e sabores estão em constante descoberta e evolução.

Ver mais