Site Autárquico de Beja

Enoturismo

enoturismo

 

Aqui encontramos das melhores unidades de enoturismo do país. Sugerimos uma visita às adegas do concelho, onde pode provar, ficar a saber mais sobre os modos de produção, as castas, as adegas e até participar nas vindimas!

A produção de vinho é uma atividade ancestral, no entanto, foi já no presente século que esta se desenvolveu no concelho de Beja. E foi de tal forma que, para além de produtores de vinho, encontramos aqui das melhores unidades de enoturismo do país.

Existem vários pontos de venda na cidade onde pode encontrar os vinhos que se produzem no concelho de Beja, mas se o objetivo é conhecer um pouco mais desta cultura, sugerimos vivamente uma visita a qualquer uma das adegas do concelho, onde pode ficar a saber mais sobre os modos de produção, as castas, as adegas e até participar nas vindimas!

 

Conheça os produtores do concelho:

 

Casa de Santa Vitória

A Casa de Santa Vitória também aposta no enoturismo ativo… Ao visitá-la pode acompanhar a produção, visitar as vinhas, a adega, provar os vinhos e simultaneamente usufruir de um estilo de vida único num ambiente descontraído, dinâmico e em contacto com a natureza. Este enoturismo ativo, complementar a outras atividades de lazer no campo e adaptado a toda a família é assegurado pelo Hotel Rural Vila Galé Clube de Campo, que se encontra a 150 metros da Adega.

Ver mais

Herdade dos Grous

Construída junto a uma albufeira privada, esta herdade com 593 hectares de terra é palco de um horizonte de observação de Grous, que lhe dão nome. Para além de toda a beleza natural, conta com 55 hectares de vinha, a qual pode ser visitada a pé, de trator ou a cavalo. A herdade define o enoturismo como uma das suas prioridades, apresentando os seus vinhos num conjunto de serviços: restaurante, loja e espaço de prova.

Ver mais

Herdade da Malhadinha Nova

Esta herdade com 27 hectares de vinha e uma moderna adega que acompanha a contemporaneidade das infraestruturas oferece um conjunto de experiências únicas e de qualidade indiscutível para o enoturista. E para além das habituais atividades relacionadas com o vinho (visitas e provas) permite também apreciar a cozinha de autor genuína que privilegia os produtos da terra em interpretações modernas. Esta herdade oferece também uma gama variada de atividades ao ar livre ou, se preferir, uns dias de tranquilidade absoluta no seu Country House & Spa.

Ver mais

Herdade da Mingorra

Situadas a poucos quilómetros da cidade de Beja, estas vinhas contam décadas de história, o tempo que Henrique Uva as preserva e rentabiliza e as quais sempre quis valorizar como produtor independente. Na Herdade da Mingorra podem-se efetuar provas, almoços, visitas, e muito mais. Permite ver como funciona uma adega, enquanto se faz a vindima, assim como provar alguns dos seus vinhos ainda em estágio.

Ver mais

Herdade Monte Novo e Figueirinha

Esta herdade situada perto de S.Brissos, é uma empresa familiar, fundada em 1998, ligada ao Grupo Cameirinha, de Beja, e tem como conceito a produção de Vinho Regional Alentejano de qualidade, a par com a aposta nos azeites. A herdade também oferece um conjunto de atividades de enoturismo, entre as quais as visitas à adega, às vinhas e a possibilidade de provar os vinhos.

Ver mais

Herdade Paço do Conde

A Adega está instalada em seculares construções agrícolas existentes na Herdade Paço do Conde. A alta tecnologia com que conta coabita na perfeição com a traça tradicional e típica da edificação alentejana de há cem anos. Pode testemunhar esta relação no percurso de visita à adega, que é uma revelação simultânea de modernidade e tradição. O Paço do Conde oferece também a possibilidade de provar os seus vinhos, numa sala que foi instalada para o efeito e que permite, simultaneamente, acompanhar toda a laboração na adega.

Ver mais

Herdade do Selão

A Herdade do Selão é uma propriedade agrícola localizada em Mombeja, com uma área total de aproximadamente 30 hectares dos quais 11 são de vinha – 10 de uva tinta com as Castas Aragonês, Cabernet Sauvignon, Alicate Bouchet e Syrah e 1 de uva branca da casta Sauvignon Blanc. O projecto da vinha data de 2002, ano da plantação. Em 2008 venderam a uva a terceiros e em 2013 devido à elevada qualidade da uva produzida pelas vinhas, iniciaram o projecto de produção própria com a marca Selão.

Ver mais

Herdade do Vau

A Herdade do Vau, situada em Quintos, oferece um conjunto de serviços ajustados à medida de cada visitante. Entre as diversas atividades disponíveis existem várias relacionadas com o enoturismo. Aqui poderá experienciar o mundo dos vinhos verdadeiramente artesanais e naturais através de um percurso da vinha, de uma prova de vinhos, de um curso de iniciação à prova, ou até mesmo da participação na poda da vinha ou nas vindimas… Uma ligação à terra, aos vinhos, à "essência" da terra e do Alentejo.

Ver mais