Cidade com o estatuto de colónia romana, usufruía de privilégios que além da capital, Colónia de Emerita Augusta (Mérida), apenas Norba (a norte), Metellinum (a este) e Pax Iulia possuíam.
Pax Iulia dispunha de um vasto território, onde a exploração agrícola assumia grande importância, como testemunham as villae dispersas pelas boas terras dos barros de Beja. Além, dos produtos agrícolas, vinho, azeite e cereais, a mineração, também, se constituía como um dos sectores de riqueza desse imenso território que se estendia além do Guadiana.
Como em todas as capitais reconhecia-se em Pax Iulia um conjunto de edifícios relacionados com o exercício dos poderes civil, administrativo, jurídico e com o culto imperial. Era no forum, a praça principal da cidade, que se localizavam esses edifícios de prestígio. A imponência e a singularidade das construções do forum de Pax Iulia, revela-se hoje nos vestígios arqueológicos que se vão colocando a descoberto. Em Beja, o forum localizava-se junto à actual Praça da República, como testemunham as escavações recentemente realizadas nesse local, as quais permitiram meter a descoberto o maior templo romano conhecido em território nacional. A importância dos diversos achados que se vai observando, um pouco por todo o centro histórico da cidade, remetem-nos para a existência de outros edifícios, ainda que até ao presente não tenhamos logrado localizar o teatro, o anfiteatro ou o circo, edifícios que, certamente, existiram em tão importante cidade. A cidade romana sofreu alterações ao longo do tempo, os seus principais espaços adaptar-se-iam aos novos modelos e exigências funcionais que a evolução do vasto Império iria ditando.
Professora Conceição Lopes
BEJA REGRESSA AO PERÍODO DO ROMANO DE 22 A 24 DE MAIO
CONHEÇA AS ÁREAS TEMÁTICAS AQUI
CONVITE À PARTICIPAÇÃO
FICHAS DE INSCRIÇÃO
Ficha de Inscrição Cortejo
Ficha de Inscrição Mercado Romano | Artesão, Mercadores e Serviços
Ficha de Cedência de Trajes Romanos
Ficha de Inscrição Mercado Romano | Restauração e Bebidas
Ficha de Cedência de Material
NORMAS
Normas de Participação Mercado Romano Artesãos, Mercadores e Serviços
Normas de Participação Mercado Romano Restauração e Bebidas
Produtos Permitidos
Exemplos de modelos usados
Trajes Romanos
Calendário do Cortejo
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
Beja traja-se a rigor para receber nos próximos dias 22 a 24 de maio mais uma edição do Festival Beja Romana. Por estes 4 dias, revivem-se, no Centro Histórico da cidade, a grandeza e imponência de Pax Julia. É na Praça da República, local onde se situava o forum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação. Toda a intensa atividade da Beja Romana constitui uma oportunidade para registar momentos únicos de vida, cor e alegria.
REGULAMENTO FICHA DE INSCRIÇÃO
PROGRAMA
BREVEMENTE DISPONÍVEL
ATIVIDADES PARALELAS VEJA O MAPA AQUI
ONDE COMER
CONHEÇA AQUI OS RESTANTES RESTAURANTES
NOTA DE IMPRENSABEJA TRAJA-SE A RIGOR PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO FESTIVAL BEJA ROMANA
De 23 a 25 de maio, Beja revive a grandeza e imponência de Pax Julia no centro histórico da cidade com um programa repleto de música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo, visitas pedagógicas e outras experiências.
A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se, durante 4 dias, no Centro Histórico da cidade. Mas, é na Praça da República, local onde se situava o forum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.
Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, poderá encontrar neste mercado romano, mercadores a vender produtos baseados ou inspirados naqueles que existiam na época e experimentar alguns pratos recriados, com base nos alimentos disponíveis naquele período.Outro dos momentos altos do programa são os cortejos que percorrem o Centro Histórico numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana. Este é um momento aberto à participação de todos os que se pretendam juntar a esta festa.
Pela importância dos conteúdos que promove, pela dinâmica que desenvolve no âmbito educativo e pela experiência de excelência que proporciona aos seus participantes o Festival Beja Romana é um evento de e para a comunidade escolar que se abre à população e a quem nos visita.
Sob o tema da Fundação de PAX JULIA pretende-se uma maior aposta e envolvimento das escolas do concelho, de forma a integrar atividades mais significativas para a comunidade escolar.
"Beja "trajada a rigor" para recuar no tempo com festival romano"
"Sugestões para um fim de semana em cheio"
"III Beja Romana em destaque no "Preto no Branco"
"Beja revive durante três dias a época Romana"
"Beja continua a reviver a época Romana"
"Hoje vive-se o último dia da III Beja Romana"