Topo Ir para conteúdo

Site Autárquico de Beja

Gestos que Salvam Vidas

13 - 03 - 2023

No âmbito das Comemorações do dia internacional da Proteção Civil, no dia 3 de março realizou-se uma sessão de sensibilização e formação na área de Suporte Básico de Vida para os alunos da Universidade Sénior de Beja organizada pelo município de Beja em parceria com a associação Alento.

Dotar a população de conhecimentos básicos da cadeia de sobrevivência e saber identificar as manobras de reanimação em caso de paragem cardiorrespiratória, respondendo com maior rapidez até à chegada dos meios de socorro pré-hospitalar pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Este tem sido o caminho trilhado pelo município através da implementação da rede municipal de desfibrilhadores automáticos externos, alocando estes equipamentos em edifícios camarários e capacitando os seus colaboradores para poder intervir em caso de necessidade.

Recorda-se que as comemorações da proteção civil têm como propósito sensibilizar a população para a importância destas matérias, prestar um tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão em torno dos riscos a que os territórios e as populações estão sujeitos, num esforço coletivo de construir comunidades cada vez mais resilientes.